Um geógrafo brasileiro foi convidado para participar de uma pesquisa na cidade de Sicília, Itália. O motivo é o vulcão Etna que entrou em erupção e deixou a cidade em estado de alerta, pois o magma estava chegando nos limites da cidade. Assim, como o pesquisador tem grande experiência em desenvolver estudos sobre vulcão, principalmente os cuidados que devem ser tomados quando existe perigo para população, um relatório foi elaborado rapidamente por ele para explicar as causas e os efeitos dessa erupção. Para isso, comparou os fenômenos com outros que já conhecia; explicou as causas do evento; relacionou os aspectos físicos e humanos e; finalizou explicando as possibilidades de a erupção acontecer novamente. Entretanto, quando foi sistematizar todas essas informações o pesquisador identificou que faltou uma parte importante no processo.
Considerando os princípios básicos para os estudos da geografia, assinale a alternativa que corresponde ao que faltou no relatório do pesquisador.
Alternativas
Alternativa 1:
Princípio de Analogia.
Alternativa 2:
Princípio de Extensão.
Alternativa 3:
Princípio de Causalidade.
Alternativa 4:
Princípio de Atividade.
Alternativa 5:
Princípio de Conexidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a 2.
Como podemos perceber com a sistematização das etapas feitas pelo pesquisador, apesar de ter comparado com outros fenômenos, levado em consideração os aspectos humanos e geográficos, explicado os motivos e também explicado os fatos presentes e passados, o pesquisador não delimitou o fato na superfície terrestre.
Isso é necessário conforme o princípio da extensão, pois um determinado fenômeno deve ter a delimitação do que será estudado.
Respondido por
0
Alternativa 2:
Princípio de Extensão.
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás