Um gás ideal sofre uma transformação termodinâmica adiabática. Saindo de um estado inicial, onde sua pressão e seu volume valem, respectivamente, Pi = 12 Pa e Vi = 4 m³, para um estado final, onde seu volume é Vf = 8 m³ e sua pressão Pf = 6 Pa. Conforme mostra o diagrama P x V.
Determine a variação da energia interna (ΔU) desse sistema, em joules. Dê sua resposta sem a unidade de medida. Resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
A variação de energia interna de um gás depende de sua estrutura molecular. Para um gás monoatômico, tem-se , enquanto para um gás diatômico tem-se . Contudo, não foi informado se o gás é mono ou diatômico. Logo, torna-se necessário verificar.
Em uma transformação adiabática, tem-se que não ha troca de calor. As variáveis pressão e volume se relacionam pela equação:
sendo
e as pressões iniciais e finais, respectivamente
e os volumes iniciais e finais, respectivamente
constante adiabática do gás
Substituindo os dados na equação (1);
Em uma transformação adiabática, as variáveis temperatura e volume se relacionam pela equação:
sendo
e as temperaturas iniciais e finais, respectivamente
e os volumes iniciais e finais, respectivamente
constante adiabática do gás
Usando na equação (2), verifica-se que , caracterizando um processo isotérmico. Sabe-se que a energia interna de um gás ideal depende apenas da sua temperatura. Logo, como a temperatura é constante, a energia interna também será constante. Com isso, pode-se concluir que .
Resposta:
Obs: Utilizando os dados de pressão e volume fornecidos, pode-se verificar que na verdade o processo é isotérmico. Logo, dê uma conferida se os valores fornecidos estão corretos ou se o processo na verdade seria isotérmico mesmo.
Bons estudos!! Espero ter ajudado