Um garoto brincando de bola de gude com seu colega executou uma jogada e percebeu que, ao lançar sua bola A, com certa velocidade VA contra a bola B de seu colega, a qual se encontrava em repouso, o seguinte fenômeno aconteceu imediatamente após a colisão entre as bolas: a bola A ficou parada, enquanto a bola B adquiriu uma velocidade igual a VA (velocidade da bola A), antes da colisão. Esta situação pode ser representada através da figura acima, sendo I, a situação antes das bolas colidirem e II a situação após a colisão. Considerando que esta observação só seria possível num plano horizontal e sem atrito, é correto afirmar que a) a colisão mostrada é inelástica. b) a energia cinética não se conservou. c) a massa da bola A é maior que a massa da bola B. d) a quantidade de movimento se conservou. e) a quantidade de movimento não se conservou.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta é a letra d pois a ∆Q se conserva em todos os tipos de colisões
É correto afirmar que a situação descrita consiste em uma colisão em que a quantidade de movimento se conservou (Letra D).
Por definição, em colisões sem interferência de forças externas, como o atrito, sempre haverá conservação da quantidade de movimento. O conceito de quantidade de movimento consiste em uma grandeza vetorial que pode ser encontrada multiplicando a velocidade de um corpo pelo valor de sua massa.
Em colisões na qual a velocidade de aproximação entre os dois corpos é igual à velocidade de afastamento, como no caso descrito pela questão, é correto dizer que trata-se de um choque perfeitamente elástico, com coeficiente de restituição (e) igual a 1 e conservação de energia cinética.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/12330553