Um garçom anotou os pedidos de três fregueses. Cada freguês pediu um prato principal, um acompanhamento e uma bebida. Posteriormente, o garçom não sabia identificar o ator de cada pedido. Lembrava-se, porém, de que não havia qualquer coincidência entre os pedidos: os pratos principais eram diferentes entre si, o mesmo ocorrendo com os acompanhamentos e as bebidas. O número de maneiras diferentes que o garçom poderia distribuir os pedidos entre os fregueses é: a) b) c) d) e)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Como não havia qualquer coincidência entre os pedidos, então foram escolhidos 3 tipos de pratos, 3 tipos de acompanhamentos e 3 tipos de bebidas.
Assim, existem maneiras do garçom distribuir os pratos principais. Também existem maneiras do garçom distribuir os acompanhamentos. E existem maneiras do garçom distribuir as bebidas.
Assim, pelo Princípio Fundamental de Contagem, o número de maneiras diferentes que o garçom poderia distribuir os pedidos entre os fregueses é: .
Nesse exercício de combinatória, temos que o número de maneiras diferentes que podemos fazer a distribuição dos pedidos entre os fregueses está na alternativa a) (3!)³.
Análise combinatória
Nesse exercício, estamos diante de um problema de análise combinatória, que se encarrega quantidades finitas de elementos que satisfazem a determinado critério.
Na combinatória, geralmente fazemos a contagem desses elementos de interesse, o que temos que fazer nesse exercício, bem como também podemos realizar o cálculo de probabilidade.
Sendo assim, temos:
- Prato principal = 3 . 2 . 1 = 3!
- Acompanhamento = 3 . 2 . 1 = 3!
- Bebidas = 3 . 2 . 1 = 3!
Como cada escolha para cada cliente é diferente, entre os três pedidos, para o primeiro que se entrega, temos 3 opções, depois 2, depois 1, portanto temos 3! de combinação para cada um dos itens, sendo 3 itens, a multiplicação resulta em:
- 3! . 3! . 3! = (3!)³
Portanto a alternativa A) está correta.
Veja mais sobre números fatoriais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20622344
#SPJ2