Um fruto desprende-se da árvore e cai sobre as águas tranquilas e de profundidade constante de uma região alagada, produzindo ondas circulares concêntricas. Próximo ao centro das ondas, dois troncos caídos, dispostos como indica a figura, mostra uma fenda de dimensões próximas ao comprimento de onda das ondas propagadas, por onde parte do pulso pode atravessar.
o padrão de cristas de onda esperado, após a travessia dos pulsos pela fenda, é mais próximo de:
Soluções para a tarefa
Devido ao fenômeno de difração, há um espalhamento da onda quando ela transpõe um obstáculo. Ao se chocar com os troncos e passar pela abertura, as frentes de onda geram novas ondas de igual velocidade, direção e frequência. A resposta correta é a letra a.
Difração de ondas
A difração é a capacidade das ondas de contornar obstáculos, mas sofrendo um desvio nesse processo.
Esse processo é explicado pelo princípio de Huygens, que diz que cada ponto em uma frente de onda funciona como uma nova fonte, a partir da qual novas ondas se propagam com a mesma frequência, velocidade e direção da onda original.
O obstáculo descrito na questão são dois troncos com uma abertura entre eles, e cada frente de onda que passar por esse espaço, irá gerar uma nova onda, respeitando as características da onda inicial.
Dentro das alternativas, temos que não pode ser a letra e, visto que as ondas da ilustração não respeitam a direção da onda original.
Não podem ser letras c e d por não haver continuidade da onda. Dado que uma nova onda é gerada, não tem como apenas aquele "trecho" de onda passar sem causar uma nova perturbação na água no entorno.
Não pode ser a letra b, pois a distância entre as ondas não é respeitada.
Sendo assim, respeitando as características de distância, velocidade e direção, além da geração de uma nova frente de onda, a alternativa correta é a letra a.
Para entender mais sobre difração: https://brainly.com.br/tarefa/8157892
#SPJ2