Um fio metálico maciço de grosso calibre, com 100 metros de comprimento e 6 mm de diâmetro foi encontrado e tem-se interesse em reaproveitá-lo. Mas devido à idade, não se poderia estimar facilmente a sua natureza, se era cobre ou alumínio ou outro material. Um estudante de engenharia, conhecendo os princípios da lei de Ohm, tentou realizar uma experiência para estimar a resistividade deste fio antigo. Para isso, conectou este fio a uma fonte de 9 V e verificou que a corrente elétrica que fluía nele era de 32 A. Nestas circunstâncias, podemos afirmar que o material que constitui o fio é de:
Dados: ρalumínio=2,8 x 10-8 Ohm.m / ρcobre=1,7 x 10-8 Ohm.m / ρaço=10,0x 10-8 Ohm.m / ρlatão = 8,0 x 10-8 Ohm.m / ρvidro = 1010 Ohm.m
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Fazendo a associação da Primeira e da Segunda Lei de Ohm, podemos afirmar que o ρ desse material é 7,96.10⁻⁸Ω.m , portanto, esse material deve ser: Latão.
George Simon Ohm foi o homem que primeiramente pensou na resistência elétrica desenvolvendo a sua primeira lei que relaciona a tensão, corrente e resistência elétrica e posteriormente a sua segunda lei envolvendo a resitividade dos materiais, seu comprimento e secção transversal, essas dadas por:
Onde:
- U é a tensão [V]
- i é a corrente elétrica [A]
- R é a resistência elétrica[Ω]
- ρ é a resistividade do material[Ω.m]
- L é o comprimento [m]
- A é a secção transversal do material [m²]
Logo, associando essas duas Leis, podemos calcular:
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás