Física, perguntado por mandalinda003pbxldw, 1 ano atrás

um feixe de luz monocromática vermelha, de frequência igual a 4,6x 10 elevado a 14 potencia hz, propaga-se no ar e penetra num bloco de vidro.

a) qual a cor do feixe luminoso que se propaga no interior do bloco? por que?
b) quando a luz passa do ar para o vidro, a sua velocidade de propagação aumenta, permanece constante ou diminui? por que?
c) quanto ao comprimento de onda da radiação luminosa, podemos afirmar que aumenta, diminui ou não varia, quando a luz penetra no bloco de vidro? por que?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
10

a) Qual a cor do feixe luminoso que se propaga no interior do bloco? por que?

Vemelho, pois o que define a cor que vemos é a frequência da onda luminosa, e quando a luz passa de um meio para o outro simplesmente, a frequência de vibração da luz não se altera, mantendo a cor original.

b) Quando a luz passa do ar para o vidro, a sua velocidade de propagação aumenta, permanece constante ou diminui? por que?

Sua velocidade diminui, pois a densidade do vidro é maior que a do ar, e apesar da velocidade da luz ser sempre constante pontualmente, a luz tem que "rebater" em mais particulas presente nos vidro, o que deixa seu caminho mais longo, fazendo assim com que sua velocidade média diminua.

c) Quanto ao comprimento de onda da radiação luminosa, podemos afirmar que aumenta, diminui ou não varia, quando a luz penetra no bloco de vidro? por que?

O Comprimento de onda claramente diminui, pois a velocidade de uma onda é dada por:

v = f . λ

Onde f é a frequência e λ o comprimento de onda.

Já vimos nas questões anteriores que a frequência permanece a mesma, e a velocidade diminui, para esta igualdade da equação se manter, se um dos lados diminui, o outro deve diminuir também, então como f não irá mudar, quem tem de diminuir é o comprimento de onda λ.

Perguntas interessantes