Um fator que pode ser determinante para o crescimento vegetal é a rota fotossintética realizada pela espécie, no caso da cultura do milho, a rota fotossintética é denominada rota C4, enquanto a soja, por exemplo, apresenta rota fotossintética C3. Ambas as culturas apresentam taxa de assimilação de energia luminosa diferentes, o que implica em adaptação a condições climáticas e aptidões de cultivo diferenciadas(SILVA; SILVA, 2009).
SILVA, A. A.; SILVA, F. J. Tópicos em manejo de plantas daninhas. Viçosa: Ed. da UFV, 2009. 367p.
Partindo deste pressuposto, analise as afirmativas a seguir quanto às características das plantas de milho (C4) em analogia com outras culturas de importância econômica (C3).
I – As plantas C4 possuem dois sistemas de fixação do carbono, por meio da Rubisco e da PEPcarboxilase, ocasionando maior demanda de energia para a síntese dos fotoassimilados, devido à necessidade de recuperar essas duas enzimas;
II – A redução ao acesso a radiação solar por plantas com rota C4 faz com que se tornem menos competitivas (eficientes) quando comparadas com as plantas C3;
III – Plantas que possuem rota C4, como a cultura do milho, além do ciclo de Calvin e Benson, apresentam ainda o ciclo de Hatch e Slack;
IV – A enzima RUBISCO carboxilase, que é responsável pela fixação do carbono nas plantas C3 não apresenta saturação quanto à luz, sendo mais eficiente quando a temperatura do ar se encontra acima de 25°C.
Analise as afirmativas e selecione a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
c.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. Correto
Explicação:
Respondido por
3
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que: a. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Sob esse aspecto, podemos afirmar que RuBisCO é a abreviatura usada para se referir a ribulose-1,5-bisfosfato carboxilase oxigenase, que se trata da enzima mais abundante nas plantas e a proteína mais abundante no planeta.
A enzima RuBisCO é responsável pelo primeiro passo do ciclo de Calvin e pela fixação do dióxido de carbono na sua forma orgânica.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás