Um fármaco com alta concentração na circulação se liga aos sítios do receptor pelo os quais ele possui uma afinidade forte e, uma parte se liga a sítios secundários, os quais o fármaco tem afinidade menor. O processo de ligação entre fármaco e receptor é um equilíbrio dinâmico, a ligação entre um fármaco e vários sítios receptores idênticos e independentes ativa os sítios e a resposta depende do número de receptores ocupados, sendo a resposta máxima, quando todos os receptores estão ocupados. A molécula que se liga a um receptor e o estabiliza em uma forma ativa, é denominado de agonista. Agonistas podem ser fármacos ou ligantes endógenos, podemos classificar os agonistas em:
I - Agonistas Plenos: fármaco capaz de ativar o receptor e gerar uma resposta com alta eficácia, apresentando a resposta biológica máxima.
II - Agonistas Parciais: fármaco capaz de ativar o receptor e gerar uma resposta com baixa eficácia, agem como agonistas e como antagonistas .
III - Antagonistas: fármaco que reduz de modo significativo a concentração do fármaco ativo em seu sítio de ação, apresentando resposta biológica igual a zero.
IV - Agonista Inverso: fármaco que possui resposta biológica inversa a do agonista.
Leia com atenção as afirmações , e assinale a alternatva correta
Alternativas:
a)
A afirmação I está incorreta
b)
As afirmações I e III , estão incorretas
c)
Apenas a afirmação IV está correta
d)
Todas as afirmações estão incorretas
e)
Todas as afirmações estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
b)
As afirmações I e III , estão incorretas
Perguntas interessantes
Ed. Física,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás