Um experimento que colaborou para o desenvolvimento do modelo atômico de Rutherford consistia em bombardear com partículas de carga elétrica positiva uma finíssima camada de ouro.
A)O que acontecia com essas partículas?
B)O que foi possível concluir sobre as cargas positivas dos átomos a partir desse experimento?
Por favor me ajudem !!!
Soluções para a tarefa
Rutherford, em sua experiência, bombardeou com partículas alfa uma fina placa de ouro. Ele notou que a maior parte dessas partículas atravessava a lâmina, e pouquíssimas eram repelidas ou desviadas.
Rutherford sugeriu em seu modelo que o átomo apresenta o aspecto de um sistema planetário. Por esse motivo ele é chamado de modelo planetário ou de modelo de átomo nucleado.
O modelo atômico de Rutherford foi proposto em 1911, também é chamado de modelo planetário do átomo. Foi a partir desse modelo que foram introduzidas as cargas elétricas no interior do átomo. Para Rutherford, o átomo possuía um núcleo, onde os prótons e os elétrons estariam presentes.
Mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/5637503
Com o experimento de Rutherford, observou-se que grande parte das partículas bombardeadas contra a camada de ouro a atravessava. Assim, foi possível concluir que a maior parte da estrutura do átomo é constituída por espaços vazios, que constituem a eletrosfera.
Átomo de Rutherford
Rutherford realizou o experimento em que bombardeou uma fina camada de ouro com partículas de carga positiva. Com isso, observou-se que grande parte das partículas atravessava a camada, e apenas algumas sofriam desvios.
Com isso, foi possível concluir que o núcleo dos átomos, constituídos por cargas positivas e neutras, correspondem a uma pequena parte do átomo. Logo, sua maior parcela consiste em espaços vazios, que formam a eletrosfera. Com isso, surgiu o modelo atômico planetário.
Outra questão sobre estrutura atômica:
https://brainly.com.br/tarefa/20622134
#SPJ3