Um experimento fotossintético utilizado uma planta aquática e uma fonte luminosa é ilustrado abaixo. A planta é mantida no interior de um recipiente que contém uma solução aquosa saturada da substância x. Essa substância foi adicionada em excesso a água para se conseguir uma produção constante de CO2?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A fotossíntese é o fenômeno autotrófico realizado pelos organismos clorofilados, em geral pelas plantas e essencialmente por algas que habitam o fitoplâncton. Nesse processo, a água e o gás carbônico são absorvidos e metabolizados em carboidratos e oxigênio, utilizando energia luminosa transferida às ligações químicas entre os átomos da cadeia carbônica dos compostos orgânicos formados (glicose).
Por meio desse importante processo é que os seres vivos produtores (base de uma cadeia alimentar) sustentam os demais (consumidores herbívoros e carnívoros), fornecendo nutrientes e oxigênio dissolvidos no ar atmosférico.
Dessa forma, esse processo, envolvendo reações químicas com elevado nível de complexidade, foi decisivo para a evolução das condições ambientais, colaborando com surgimento de novas espécies e relações mantidas entre elas, desde o primórdio aos dias atuais.
Fórmula Geral da Fotossíntese:
(na presença de luz e clorofila)
6 CO2 + 12 H2O ↔ C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O
A água está saturava de bicarbonato de sódio, NaHCO3.
O bicarbonato de sódio da nitrogênio e muitos carbonos e oxigênio para a planta, por isso ela terá carbono para produzir CO2 na fotossíntese, dessa forma ela tem o carbono e o oxigênio para produzir CO2 e também tem nitrogênio para produzir as suas proteínas.
A fotossíntese é um processo complexo que as células vegetais fazem, elas usam a clorofila no cloroplasto para unir moléculas de carbono e produzir glicose.
Quando falta luz solar, as plantas quebram carbonos e produzem CO2 no ciclo das pentoses.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20719048