Um experimento com músculo isolado, onde o músculo solear de um animal experimental foi colocado em um sistema que mantinham as fibras musculares nutridas e vivas por um período de tempo . O feixe de fibras foi estudado quanto a força muscular produzida utilizando-se um transdutor de força, ou seja toda vez que a musculatura fazia contração o transdutor registrava a força produzida. O músculo poderia ser estimulado ou não por uma fonte externa que gerava sinais elétricos.
Responda:
1- Nesse sistema não há neurônios motores que possam gerar um potencial de ação na placa motora, assim se o pesquisador utilizar uma fonte externa de estimulo elétrico, esse feixe de músculo poderá se contrair? Se a resposta for SIM, explique COM SUAS PALAVRAS, o que seria necessário ocorrer no sarcolema e no sarcoplasma da fibra muscular a fim de que haja contração muscular.
2- Caso o pesquisador adicione a solução nutridora, acetilcolinesterase, seria possível produzir contração utilizando o estimulador? Justifique
3- Um estagiário foi reproduzir o experimento, ele utilizou um protocolo que sabidamente deveria produzir contrações no musculo isolado, entretanto ele não era capaz de registrar contrações. Analisando com cuidado o protocolo, ele percebeu que havia esquecido de adicionar cálcio e sódio a solução nutridora. Explique com suas palavras qual a importância destes íons para a contração muscular.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O tecido muscular é o tecido responsável pelos movimentos realizados nos animais. No corpo humano, além dos movimentos voluntários, como andar, o tecido muscular também desempenha funções involuntárias, como os batimentos cardíacos. Acompanhe esta aula de Biologia para conhecer mais sobre o Tecido Muscular.
Neste momento vários músculos estão ativos em seu corpo. Há os músculos do seu braço que podem estar segurando o smartphone para que você leia este texto. Os músculos em volta dos seus globos oculares também estão trabalhando para que você consiga mover os olhos para ler esta aula. Ao mesmo tempo, os músculos do seu sistema digestório estão empurrando o alimento que você comeu mais cedo em direção ao seu ânus. Já o seu coração bate ritmicamente devido aos movimentos do músculo cardíaco. Venha comigo nesta aula conhecer a estrutura e os diferentes tipos de tecido muscular que estão atuando no seu corpo. Revise biologia para o Enem!
Tecido muscular
Como você já deve ter percebido, o corpo humano possui diferentes tipos de tecido muscular. Basicamente, dividimos nossos tecidos musculares em três tipos: tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular liso e tecido muscular estriado cardíaco.
Essa classificação leva em consideração o formato das células e sua função. Mas, todos possuem uma característica em comum: a capacidade de suas células se contraírem, produzindo os movimentos.
Para entendermos melhor as funções e características do tecido muscular, vamos revisar separadamente cada tipo de tecido. Vamos lá?
Tecido muscular estriado esquelético
O nome desse tecido já nos dá uma boa pista de sua localização, não é mesmo? Ele recebe o nome de “esquelético” porque se encontra, em geral, ligado ao esqueleto. Sendo assim, este tecido será responsável pela movimentação dos nossos membros, tronco e rosto.
tecido muscular humano
Imagem 1: Corpo humano preservado pela técnica de plastinação na exposição Human Bodies. Na imagem podemos notar diversos dos músculos estriados esqueléticos encontrados no corpo humano.
Para que esse tecido consiga desempenhar suas funções, suas células irão se contrair de maneira rápida e voluntária. Isso quer dizer que você comanda a contração das células desse tecido conscientemente, por vontade própria.
As células do tecido muscular esquelético são chamadas de “estriadas” porque apresentam risquinhos (estrias) ao longo de sua estrutura. Essas estrias são, na verdade, unidades de contração. Nessas regiões são encontradas proteínas que, em conjunto, formam uma espécie de grade deslizante que chamamos de miofibrilas.
Ao observarmos essas unidades de contração ao microscópio óptico, vemos faixas claras (discos ou bandas claros, I ou J) e escuras (discos escuros, A ou Q) transversais. Há duas proteínas agindo nessas faixas: filamentos grossos de miosina e fininhos de actina.
Nas regiões mais escuras, é possível ver uma faixa clara, formada por miosina, chamada de linha ou zona H. Por sua vez, nos discos claros há uma zona Z, que é escura. O espaço entre duas linhas Z é chamado de sarcômero ou miômero – a unidade de contração da fibra muscular.
Isso quer dizer que a linha Z corresponde ao espaço que a célula pode diminuir, contraindo-se, ou aumentar de tamanho, distendendo-se. A contração muscular se dá pelo deslizamento dos filamentos grossos em relação aos fininhos, como em uma grade. Como consequência, a faixa H desaparece e a distâncias entre as linhas Z diminui consideravelmente. Para compreender melhor, veja a imagem a seguir:
células musculares
Imagem 2: desenho esquemático demonstrando as características das células musculares e de suas miofibrilas.
Se você ainda está com dificuldade de entender essas estruturas da célula muscular e como se dá a contração de uma dessas células, dá uma olhada no vídeo esquemático a seguir. Ele está em inglês, mas, como os nomes das bandas são bem parecidos, tenho certeza que você vai conseguir compreender mesmo que não mande bem no inglês:
Explicação:
Resposta:
Olá minha colega universitária!!
Muito Boa tarde!
Também sou cederjiana, faço Biologia e estou matriculada nesta mesma disciplina, por um acaso, o grupo geral acabou descobrindo essa sua postagem expondo as questões da avaliação e ficamos extremamente preocupados, pois, por causa dessa sua postagem nossa prova corre o risco de ser cancelada e sermos punidos, caso a coordenação descubra (tem muito X9 por aí), assim, todos seremos prejudicados. Então, venho te pedir encarecidamente que exclua essa postagem o quanto antes para que nenhum de nós sejamos lesados, ficaremos extremamente aliviados! Obrigada! Antes de mais nada, compreendo o seu desespero e medo da avaliação, todos compartilhamos desse mesmo sentimento nesse momento. Obrigada!
Sua colega cederjiana!
Explicação: