Um exemplo das várias barreiras imunológicas que nosso organismo possui é a pele. A pele é considerada uma das barreiras físicas do nosso organismo que funciona como uma proteção contra patógenos. Entretanto, alguns patógenos conseguem vencer essa barreira, e nesse momento o sistema imune inato entra em ação. Sobre o sistema imune inato, o que é correto afirmar? I. A imunidade inata, ou imunidade inespecífica, é considerada a primeira linha de defesa do organismo. A função principal das suas células (macrófagos e neutrófilos) é a atividade fagocítica. II. O início da resposta inata só acontece após o reconhecimento por parte dos receptores de padrão, que estão expressos em células fagocíticas, dos ligantes expressos na superfície do patógeno. III. Após a interação dos receptores de reconhecimento padrão (PRRs) com os padrões moleculares associados aos patógenos (PAMPs), os macrófagos liberam moléculas no meio extracelular, em especial citocinas e quimiocinas. Essas moléculas são as responsáveis por recrutar mais leucócitos para o sítio infeccioso. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A defesa do organismo é dividida em duas partes: Imunidade Inata e Imunidade Adquirida.
A imunidade inata não possui memória, não lembra de antígenos estranhos específicos e não oferece proteção contínua contra futuras infecções.
Assim, todas as alternativas estão corretas.
O que se pode afirmar sobre o Sistema Imune Inato?
- I. Em concordância com a sentença I, imunidade inata é linha de frente de defesa do organismo e oferece uma resposta imediata a invasões estranhas. As principais células da imunidade inata são: macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e células Natural Killer.
- Os componentes da resposta imune inata tratam os invasores estranhos da mesma forma. Eles reconhecem um número limitado de substâncias de identificação (antígenos) nos invasores estranhos, como menciona a sentença II.
- Como menciona a sentença III, os padrões moleculares associados a patógenos (PMAPs) são padrões de moléculas reconhecidas pelas células do sistema imune inato como sinal de invasão. Os macrófagos ativados produzem citocinas que levam à ativação de respostas e liberação de outras citocinas. As citocinas então induzem a adesão rápida, quimiotaxia e ativação de subpopulações de leucóucitos.
Aprenda mais sobre Sistema Imune Inato aqui: https://brainly.com.br/tarefa/41903396
#SPJ1
Perguntas interessantes
88**9**93**76**82**55**.,,,.,.,.,,,,,,,,,,