Sociologia, perguntado por viniciusvt1953, 10 meses atrás

Um exemplo da perspectiva renascentista sobre a sociedade está na obra de Nicolau Maquiavel (1469-1527), intitulada “O príncipe”, em que procura investigar a realidade de forma realista, mais especificamente as relações de poder. (Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012).Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que diz respeito corretamente à obra “O príncipe”:AA obra de Maquiavel é uma espécie de manual para o governante, em que o autor atrela a moral cristã e a moral política.BNa esfera política a piedade pode ser uma virtude, enquanto que a crueldade pode se tornar prejudicial para o governante.CÉ possível notar como os ensinamentos e os dogmas da Igreja são aprovados pelas reflexões feitas por Maquiavel.DPara o governante conquistar e manter o poder, precisa ter uma conduta racional tendo em vista o fim que pretende, mesmo que para isso tenha que usar métodos não aceitos pela Igreja, como a violência e a crueldade.EEsta obra de Maquiavel trata-se de uma cartilha para o governante contemporâneo, pois ela demonstra como se pode governar sem necessitar usar da crueldade para com seus governados.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
15
A alternativa A é falsa, pois Maquiavel faz questão de separar a moral cristã da caridade e da piedade da moral política, que deve ser estratégica e visar sempre a fins maiores que a moral cristã.

A alternativa B também é falsa, pois Maquiavel afirma que a crueldade pode ser uma virtude política, enquanto que a piedade pode conduzir um país à ruína.

A alternativa C também é falsa, pois o texto não é teológico e se baseia em outros pressupostos que não os dogmas religiosos.

A alternativa D é a alternativa verdadeira, pois Maquiavel acreditava que os fins justificam os meios.

A alternativa E é falsa pois Maquiavel não afirma ser necessário fugir da prática da crueldade,
Perguntas interessantes