Um exemplo da arquitetura barroca italiana é a fachada da Igreja de Santi Vincenzo ed Anastasio (1645), em Roma, projetada por Martino Longhi (1602-1660), apresentada nas figuras a seguir. Nela, o dinamismo ultrapassa a lógica, o padrão clássico é subordinado a um exagero ornamental e predomina a representação de movimento, alcançando o seu auge, como diz Sutton (2004): “no grandioso clímax do triplo frontão, [onde] querubins e anjos erguem aos céus um chapéu de cardeal. Trata-se de arquitetura, escultura ou ópera?” CALDEIRA, J. R. C. História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II. Arquitetura Barroca e Arquitetura Rococó. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., Unidade 1, Seção 1, 2019.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
I. O emprego da perspectiva oblíqua, com dois pontos de fuga, e não da perspectiva linear, era própria do Renascimento.
II. Os traços principais da arquitetura barroca italiana são o excesso decorativo de ornamentos e a constante dramaticidade.
III. É claro o emprego da dramaticidade, sempre presente nas obras arquitetônicas, porém, sem interferir na funcionalidade.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e III.
b.
I e II, apenas.
c.
II e III, apenas.
d.
II, apenas.
e.
I e III, apenas
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I e II, apenas.
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Resposta:
b.
I e II, apenas.
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