Um exemplo da aplicação industrial do princípio de Le Chatelier foi o desenvolvimento do processo de síntese da amônia. Esse processo foi desenvolvido levando-se em conta os diversos fatores que afetam o equilíbrio da reação de síntese de amônia. Por essa ser uma reação exotérmica, o abaixamento da temperatura do sistema favorece a formação da amônia *( ) VERDADEIRO( ) FALSO
Soluções para a tarefa
Equilíbrio químico é uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, conseqüentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes.
Uma das razões pelas quais as propriedades dos sistemas em equilíbrio são muito importantes é que todas as reações químicas tendem a alcançar um equilíbrio. De fato, se permitirmos que isso ocorra, todas as reações atingem o estado de equilíbrio, embora em alguns casos isto ocorra, todas as reações atingem o estado de equilíbrio, embora em alguns casos isto nem sempre seja evidente. Ás vezes diz que a reação “foi completa”. Mas, rigorosamente falando, não existem reações que consumam todos os reagentes. Todos os sistemas que reagem alcançam um estado de equilíbrio, no qual permanecem pequenas quantidades de reagentes que estão sendo consumidas até que seja quase impossível de se medir. Por exemplo, na explosão de uma mistura 2:1 mol de gases H2 e O2, a reação:
2H2(g) + O2(g) 2H2O(g)
Certamente parece ter reagido totalmente, porque não são detectadas quantidades remanescentes de hidrogênios e oxigênios. Na realidade, na reação se processa rapidamente para um estado de equilíbrio.
2H2(g) 2H2O(g)
No qual permanecem ínfimas quantidades de H2 e O2. Assim, cada vez que você ouvir a expressão “a reação foi completa”, lembre-se de que o equilíbrio foi estabilizado.
Todo equilíbrio é dinâmico. A existência de um equilíbrio químico dinâmico significa que a reação química nem sempre caminha para um final; ao invés disto, alguns reagentes e produtos coexistem no sistema. Este equilíbrio dinâmico é um estado em que parece que nada está ocorrendo, porém é um estado no quais reações químicas estão ocorrendo e freqüentemente em velocidades rápidas.
Conforme o sentido da reação, as mesmas podem ser classificadas em irreversíveis ou
Reversíveis. Nas reações irreversíveis as substâncias que atuam como reagentes se transformam em produtos da reação e entre os mesmos não existe nenhuma afinidade, e a reação não tem retorno, nem um equilíbrio é estabelecido, isto é, não é reversível.
Fatores que influem no equilíbrio:
Às vezes certas circunstâncias indicam que é necessário o conhecimento dos fatores
Que podem influenciar no equilíbrio de uma reação química, a fim de favorecer a formação de mais produtos de interesse.
Equilíbrio químico, sendo dinâmico, é passível de responder às mudanças nas
Condições sob as quais ocorrem as reações.
Se uma reação química está em equilíbrio ela vai tender a permanecer no equilíbrio e
Se ela não estiver em equilíbrio ela vai tender a alcançar o equilíbrio.
Se uma mudança nas condições da reação aumenta a taxa na qual os reagentes se
Transforma em produtos, então, a composição do equilíbrio se ajusta até que a taxa da reação
Inversa aumente para igualar com a nova taxa no sentido direto.
Se a mudança reduz a taxa da reação no sentido direto, então os produtos se
Decompõem em reagentes até que as duas taxas se igualem novamente.
Devido ao efeito catalítico, as taxas de ambas as reações no sentido direto e inverso se
Igualam, não tem nenhum efeito na composição da mistura em equilíbrio.
Estas situações são explicadas pelo principio de Le Chatelier, o qual, porém não fornece uma explicação nem tão pouco produz um valor numérico.
Segundo Le Chatelier quando os sistemas de equilíbrio são submetidos a qualquer perturbação exterior, o equilíbrio desloca-se no sentido contrário a fim de minimizar a perturbação.