Um estudo global publicado na revista científica Nature Sustainability nesta quinta-feira (10/06) revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida vêm metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel e madeira processada.
Disponível em: . Acesso em 23 set. 2021.
A poluição dos oceanos é um dos maiores desafios da atualidade, gerando muitos impactos nesses ecossistemas. Dentre eles, destacam-se os prejuízos causados pelo plástico nos níveis tróficos, que:
a) aumenta a acidez das águas, enfraquecendo os recifes de corais.
b) impede a passagem de luz na superfície, diminuindo a temperatura da água.
c) é confundido com alimento, sendo, por conseguinte, ingerido por animais marinhos.
d) facilita a dispersão de outros tipos de poluentes, a exemplo dos derivados de petróleo.
E) promove distúrbios na ecolocalização de grandes mamíferos, tais como golfinhos.
#simuladoENEM2021
Soluções para a tarefa
A resposta correta é alternativa “c”. Os níveis tróficos são níveis de energia nas cadeias e teias alimentares. O plástico é confundido com alimento por alguns animais marinhos. Dessa maneira, eles ingerem esse material, que acaba sendo depositado no aparelho digestório de diferentes espécies marinhas.
Com isso, esses animais não saciam a própria fome e acabam morrendo de fome, com o estômago e o intestino obstruídos. Consequentemente, tal cenário causa um distúrbio nas cadeias e teias alimentares. Esse distúrbio é explicado por dois fatores:
- O plástico que obstrui estômago e intestinos causa a morte de diferentes espécies. Essa redução do número de espécies diminui, por conseguinte, a competição por recursos, uma vez que há menos seres para disputá-los. Com uma menor competição por recursos, há aumento na população de determinadas espécies.
- O plástico passa para diferentes níveis tróficos. Quando um predador se alimenta de uma presa contaminada com resíduos plásticos, ele é também contaminado por tal material.
Em relação às outras alternativas:
a) O lixo não aumenta a acidez das águas, esse problema é relacionado com o aquecimento global.
b) O acúmulo de lixo não está relacionado a mudanças na temperatura da água.
d) Os poluentes não facilitam a dispersão de derivados de petróleo.
e) O lixo promove distúrbios na ecolocalização, porém não está diretamente ligado aos níveis tróficos (de energia).
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/48021699
https://brainly.com.br/tarefa/25266259
Dentre os prejuízos causados pelo plástico nos níveis tróficos, podemos citar que estes são confundidos como alimentos por animais marinhos. Portanto, a alternativa C está correta.
Os níveis tróficos também podem ser chamados de níveis alimentares, e correspondem aos níveis de energia dentro da cadeia alimentar.
E quando há a presença de lixos, como os plásticos (que levam anos para se decomporem). Estes são confundidos por animais marinhos como alimentos, e a ingestão destes plásticos leva a obstrução do trato digestivo, ou provoca deformação na estrutura física e compromete o desenvolvimento do animal e por consequência a sua morte.
E quando uma espécie marinha é afetada, outras também são, pois há um desequilíbrio em toda cadeia alimentar.
Portanto a alternativa C é a única correta.
Pois a acidez nos corais, NÃO está relacionada ao acúmulo de plásticos, mas sim ao acúmulo de gases poluentes que são absorvidos pelos oceanos.
E o que pode impedir a passagem da luz na superfície, é o vazamento de óleos.
Além disso, os plásticos não facilitam a dispersão dos derivados do petróleo.
E a ecolocalização dos golfinhos (comunicação e localização) sofrem interferência das grandes embarcações como navios cargueiros.
Veja mais em:https://brainly.com.br/tarefa/48513213