Um estudo buscou analisar o grau de facilidade que indivíduos tinham para o estudo de música e para o estudo de matemática. A análise foi feita com 1.000 pessoas que foram submetidas a testes musicais e matemáticos. O resultado da análise mostrou que 800 pessoas não tinham facilidade com matemática e 700 pessoas não tinham facilidade com música. Mostrou ainda que 650 pessoas não tinham facilidade com matemática e música simultaneamente. A proporção de pessoas que têm facilidade com matemática e com música, simultaneamente, em relação ao total de pessoas que têm facilidade com matemática é igual a:.
Soluções para a tarefa
Proporção de 3 para 1.
Para cada pessoa que apresenta facilidade somente com a matemática, existem 3 pessoas que apresentam facilidade com música e matemática.
Dentre as pessoas que não possuem facilidade com matemática estão também as pessoas que não possuem facilidade nem com música nem com matemática -
Então temos
650 (nem música, nem matemática)
800 - 650 = 150 (não possuem facilidade somente com matemática)
Dentre as pessoas que não possuem facilidade com música estão também as pessoas que não possuem facilidade nem com música nem com matemática -
700 - 650 = 50 (apresentou dificuldade somente com música)
Total de pessoas submetidas ao teste
1000 pessoas
Total de pessoas que apresentou alguma dificuldade -
650 + 150 + 50 = 850 pessoas
O total de pessoas que apresentou facilidade com ambas as matérias-
1000 - 850 = 150 pessoas
Quem apresentou dificuldade somente com música (apresentando facilidade com matemática) -
50 pessoas
Relação de proporção -
150/3
3/1
Ou seja, para cada pessoa que apresenta facilidade somente com a matemática, existem 3 pessoas que apresentam facilidade com música e matemática.