Um estudioso cavalo, ao ler os princípios matemáticos da filosofia natural, de Isaac Newton, na sua versão original em latim, passou a questionar seu papel na sociedade. Como poderia puxar uma carroça, se de acordo com a terceira lei, esta o puxa para trás com a mesma força? Como o cavalo e a carroça se movem?
Soluções para a tarefa
Como o cavalo se move?
Se vocŒ disser que o cavalo empurra o chªo estÆ absolutamente certo. Mas o que faz realmente o cavalo andar Ø a força de reaçªo que o chªo faz no cavalo. Poderíamos esquematizar tudo isso da seguinte forma:
O cavalo que sabia Física
Essa discussªo mostrou dois pares de forças de açªo e reaçªo. O primeiro representando a interaçªo entre o cavalo e o chªo e o segundo mostrando a interaçªo entre o cavalo e a carroça. Mas para entender o movimento do cavalo que puxa a carroça, podemos fazer um esquema somente com as forças que sªo aplicadas nele. Observe:
Mas o cavalo tem que puxar a carroça. Como ficaria o esquema das forças com a carroça? É preciso lembrar que da mesma forma que o cavalo "puxa", ela segura o cavalo, ou seja, aplica nele uma força de reaçªo, para trÆs. Observe o esquema: FORA QUE A
Se o cavalo consegue se mover para a frente Ø porque a força que o chªo faz no cavalo Ø maior que a força que a carroça faz no cavalo. Portanto, o cavalo tem que aplicar uma grande força no chªo, para que a reaçªo deste tambØm seja grande. Se nªo for assim, ele patina e nªo consegue arrastar a carroça.
E a carroça, como se move?
É claro que ela se move porque o cavalo a puxa. Mas nªo podemos nos esquecer, que alØm do cavalo, a carroça tambØm interage com o chªo, que a segura atravØs do atrito. Evidentemente, a força que o cavalo faz na carroça tem que ser maior do que força que o chªo faz na carroça.