Saúde, perguntado por vivianedteixeira, 6 meses atrás

Um estudante universitário vai ao consultório médico apresentando secreção nasal abundante, congestão nasal e prurido (coceira) nos olhos. O paciente relata ter apresentado os mesmos sintomas na primavera anterior e a medicação que recebeu na ocasião não fez efeito e causou-lhe sonolência e secura na boca. O estudante relata ainda que, nas férias, trabalhou em uma indústria têxtil. Ao exame físico, são observadas as conjuntivas avermelhadas e edema da mucosa nasal. Após realizar uma pesquisa, responda às seguintes perguntas. 1) Qual é a definição de rinite alérgica? 2) Como é diagnosticada a rinite alérgica? 3) Se os pais desse estudante têm rinite, isso aumenta as chances de ele desenvolver esse tipo de alteração? 4) O fato de o estudante ter trabalhado em uma indústria de tecidos tem relevância nesse caso clínico? 5) Cite seis agentes que podem causar a rinite alérgica. 6) Qual o tratamento preventivo?

Soluções para a tarefa

Respondido por adrinf2020
8

Resposta:

Explicação:

1 A rinite alérgica é definida como uma inflamação da mucosa nasal, induzida pela exposição a alérgenos que, após sensibilização, desencadeiam uma resposta inflamatória mediada por imunoglobulina E (IgE), que pode resultar em sintomas crônicos ou recorrentes

2 O diagnóstico de rinite alérgica geralmente se baseia na história; testes cutâneos e, às vezes, testes de IgE sérico específicos para alérgenos só são necessários quando os pacientes não respondem ao tratamento empírico.

3 Sim paciente tem chances de desenvolver conforme histórico dos pais

4 Sim devido ao conato com os tecidos poeira de modo geral faz com que se agrave o processo alérgico.

5 A crise de rinite alérgica é causada pelo contato com agentes alérgenos como ácaros, fungos, pelos de animais e cheiros fortes, por exemplo. O contato com estes agentes, gera um processo inflamatório na mucosa do nariz, causando os sintomas clássicos da rinite alérgica.

6 Segundo o especialista, o tratamento farmacológico de escolha na fase aguda são os anti-histamínicos, que devem ser administrados o mais precocemente possível. Já para a prevenção e controle da rinite alérgica, pode-se usar descongestionantes nasais.

Perguntas interessantes