Um estudante recém formado em Biomedicina, durante toda sua graduação realizou pesquisas científicas e estágios curriculares na área de pesquisa em diagnósticos laboratoriais, no desenvolvimento de novas tecnologias cabíveis de serem utilizadas no mercado. Após a graduação, continuou seus estudos em um programa de mestrado em Análises Clínicas como bolsista, tornando-se especialista na área. Ao deparar-se com o mercado de trabalho, percebeu que não estava feliz com a área escolhida. Assinale a alternativa que demonstre o que o recém formado biomédico pode fazer para resolver seu problema. Deve permanecer na área de Análises Clínicas, uma vez que dedicou toda sua graduação à essa área e não A haverá mais possibilidade de obter conhecimento de outras áreas. B Uma vez que existe uma lista de habilitações do biomédico reconhecidas pelos Conselhos Federal e Regional de Biomedicina, o biomédico pode optar entre as diversas especialidades reconhecidas e regulamentadas. © Deve começar a graduação novamente, com foco total na área escolhida, realizando estágio curricular de, pelo menos, carga horária de 500 horas. D Deve comunicar ao Conselho Regional de Biomedicina que atuará em outra área, uma vez que irá aprofundar seus conhecimentos estudando em casa. E Deve realizar outra especialização na nova área específica de atuação, devidamente comprovada e registrada no Conselho Regional de Biomedicina de sua jurisdição.
Soluções para a tarefa
Não existe alternativa correta para a questão, pois cada indivíduo pode seguir o caminho que achar melhor. No exemplo da questão, o estudante tanto pode trabalhar em áreas diferentes de sua formação quanto prosseguir na mesma área ou continuar se especializando, pois isto depende das condições financeiras e da escolha de cada um.
Quanto ao mercado de trabalho, está realmente difícil para todos os cursos de graduação, há poucas vagas de emprego disponíveis, muitas exigências, principalmente de experiência, fato que dificulta o ingresso no mercado de trabalho ao recém-formados, saturação do mercado de trabalho e salários cada vez mais baixos. Sem falar que a maioria das universidades não prepara adequadamente para o mercado de trabalho e cursos extras são caros, nem todos podem pagar, por exemplo, cursos de cirurgia e de anestesia, custam mais do que vinte mil reais. Um exemplo é o que está acontecendo na medicina veterinária que é uma das profissões mais desvalorizadas do mercado de trabalho no Brasil.
Resposta: (E)
Deve realizar outra especialização na nova área específica de atuação, devidamente comprovada e registrada no Conselho Regional de Biomedicina de sua jurisdição.
Explicação:
Ou seja, com a habilitação reconhecida pelos Conselhos, o Biomédico poderá atuar naquela em que ele for habilitado. Um pouco redundante, porém, necessário para o bom entendimento dessa questão, a qual parece não estar muito explícita, por motivo de jurisdição, onde jurisdição é o local onde o Biomédico se habilitou e também pode haver se mudado para uma outra jurisdição, tendo que fazer todo o processo de regularização junto ao CRBM, igual para qualquer outra profissão principalmente na área de saúde.
O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) não limita a quantidade de habilitações que um biomédico pode possuir, sendo obtida inicialmente de acordo com a área do estágio supervisionado.