Português, perguntado por ma8968121, 6 meses atrás

[…] Um estudante é poeta, ainda que não faça versos; não é pobre nem mesmo quando não tem um real de seu, e não é bastante rico, embora tenha uma mezada sufficiente para sustentar quatro ou seis estudantes; nunca lhe falta e nunca lhe sobra o dinheiro. Um estudante ri de tudo, […] tem uma imaginação tão feliz que engendra dez romances em uma noite, e uma esperança tão lisonjeira, tão bella e tão fallaz que não enxerga no futuro senão felicidade e gloria. […] Um estudante tem sempre uma declaração de amor á flor dos labios, e um epigramma na ponta da lingua. É franco e leal, mas ao mesmo tempo impertinente e desastrado; é generoso e ousado; é tão docil que qualquer o domina […]. Um estudante é o melhor e o mais feliz dos homens; sabe que o é, vive como entende que deve viver […]. MACEDO, Joaquim Manuel de. Uma paixão romântica. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2021. Fragmento. Mantida a ortografia original do texto. Texto 2 Ser estudante Ser estudante é Ser criativo, buscar o infinito, e estar feliz com isso. Ser estudante é pensar o futuro, transformar o mundo. Ser estudante é ter alegria, ficar de bem com a vida, trabalhar em harmonia. Enfim, ser estudante é viver em paz, buscando o algo mais, sem medo de errar, tentando melhorar. FRANCO, Susana. Ser estudante. In: Agarra a Palavra. 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2021. Apesar de pertencerem a épocas distintas, o Texto 2 é semelhante ao Texto 1, pois ambos os textos abordam a situação financeira dos estudantes. apresentam a vontade que os estudantes têm de transformar o mundo. destacam o romantismo manifestado pelos estudantes. mencionam a alegria dos estudantes. tratam da generosidade e da ousadia dos estudantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

Os dois textos em destaque evidenciam que o estudante tem como característica principal, o desejo de modificar o mundo para melhor, em decorrência de uma esperança e vontade de vivenciar um futuro bom, próspero e feliz, tendo como desejo principal, o alcance da harmonia no mundo no qual estão inseridos.

Assim, pode-se assinalar como alternativa correta, o apresentado na assertiva c. apresentam a vontade que os estudantes têm de transformar o mundo.

Perguntas interessantes