Um estudante de Química resolve construir algumas cadeias carbônicas usando seis átomos de carbono. Inicialmente constrói um composto A, em que, além dos átomos de carbono, há um total de 14 átomos de hidrogênio. Em um segundo momento, ele resolve fazer uma cadeia cujo número de átomos de hidrogênio é o dobro dos átomos de carbono e, assim, ele percebe que é possível a construção de dois compostos diferentes, denominados por ele de B e C. Escreva a fórmula estrutural desses compostos, nomeando-os segundo a regra IUPAC.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O problema nos diz que o estudante utilizou carbono e hidrogênio em seus compostos. Isso nos permite concluir que ele criou hidrocarbonetos. Sobre os hidrocarbonetos, sabe-se que as seguintes fórmulas moleculares se relacionam com os seguintes tipos de composto:
CₓH₍₂ₓ ₊ ₂₎ = Alcano
CₓH₂ₓ = Alceno
CₓH₍₂ₓ ₋ ₂₎ = Alcino
Com isso, podemos dizer que o composto A é um alcano e o B e o C são alcenos. A partir disso, podemos construir suas fórmulas estruturais e nomeá-los, conforme você pode conferir no anexo desta resposta.
P.S: O enunciado da questão está errado: com o dobro de hidrogênios é possível fazer 3 compostos diferentes! Se possível, fale com seu professor sobre isso.
Anexos:
gabrielvinicius100:
mt obg pela resposta.
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Música,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás