Química, perguntado por Luumaraa1, 10 meses atrás

Um estudante de engenharia solicitou uma análise de duas amostras X e Y, onde deseja estudar as relações entre o tipo de ligações químicas com as propriedades físicas de cada amostra, vale ressaltar que as duas amostras estavam no estado sólido em temperatura ambiente. A partir dessas análises, foi possível concluir:
Amostra X Amostra Y
Não conduz eletricidade Não conduz eletricidade
Ponto de fusão e ponto de ebulição baixo Ponto de fusão e ponto de ebulição elevados

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que:
a) a amostra X é molecular e a amostra Y é metálica
b) a amostra X é molecular e a amostra Y é iônica
c) a amostra X e Y são moleculares
d) a amostra X é iônica e a amostra Y é metálica
e) a amostra X e Y são iônicas

Soluções para a tarefa

Respondido por juanbomfim22
3

A amostra X é molecular e a amostra Y é iônica.

O que é preciso para um objeto conduzir eletricidade?

Para que um sólido conduza eletricidade, a sua estrutura deve possuir elétrons livres. Entre os átomos de um metal, por exemplo, ocorre a ligação metálica que é caracterizada pela presença de uma nuvem de elétrons com alta mobilidade, o que permite a existência de uma corrente elétrica caso haja uma diferença de potencial nos terminais desse objeto.

Quando um objeto é capaz de conduzir eletricidade dizemos que ele é um condutor. Caso contrário, chamamo-no de isolante ou dielétrico.

Que sólidos conduzem a eletricidade?

Os materiais que forem formados por ligações metálicas conduzem corrente elétrica. Nesse caso, analisando os elementos da tabela periódica, apenas os metais e semimetais conduzem corrente, já que seus átomos interagem por ligações metálicas.

Em contraste, é importante ressaltar que materiais sólidos formados majoritariamente por ligações iônicas ou por ligações covalentes, não são bons condutores. Uma vez que as ligações intramoleculares estão eletricamente equilibradas, não existem elétrons desemparelhados nessas interações e, portanto, a condução elétrica se torna inviável.

Porém, saiba que no grafite, um sólido formado por ligações covalentes, a sua composição carbônica de anéis aromáticos permite que, devido à ressonância dos elétrons π, exista a passagem de corrente elétrica por ele.

Qual a relação do ponto de fusão e ebulição com as ligações atômicas?

Quanto maior a força da ligação atômica, maiores serão os pontos de fusão e ebulição da substância avaliada. No caso dos sólidos, sabe-se que sólidos com ligações iônicas possuem pontos de ebulição (P.E) e de fusão (P.F) maiores que de sólidos com ligações metálicas. Esses, por sua vez, contém P.E e P.F maiores de que sólidos com ligações covalentes.

Portanto, a ordem da força das ligações é:

Ligação covalente > Ligação metálica > Ligação iônica

Vale lembrar que um sólido formado por ligações covalentes é chamado de molecular.

Qual é a resposta?

Analisando o exposto na questão, concluímos que as amostras não podem ser metálicas, pois não conduzem eletricidade. Por Y ter maior ponto de fusão e ebulição, em comparação com X, então Y é iônico e X molecular.

Resposta: B)

Aprenda mais sobre as propriedades dos compostos em:

https://brainly.com.br/tarefa/12907571

https://brainly.com.br/tarefa/13236113

https://brainly.com.br/tarefa/6220178

Anexos:
Perguntas interessantes