Um espermatozóide maduro é composto por três , sendo cabeça , colo, e cauda. Descreva cada uma delas
Soluções para a tarefa
A cabeça do espermatozoide tem forma oval e é quase totalmente ocupada pelo núcleo, composto de cromossomos paternos. Na parte superior da cabeça há o acrossoma, oriundo da junção de vesículas do aparelho de Golgi e que consiste em uma bolsa cheia de enzimas com a função de facilitar a penetração do espermatozoide no óvulo durante a fecundação.
O colo, também chamado de peça intermediária, contém mitocôndrias que produzem o trifosfato de adenosina (ATP), essencial para o movimento dos flagelos. Já a cauda ou flagelo desenvolve-se a partir do centríolo e tem a função de impulsionar o espermatozoide pelo aparelho reprodutor feminino.
Cauda do espermatozóide Author: Fatima Brito 01/08/2013 0 Comments Cap. 1 - Fecundação, Embriologia, Espermatozóide humano A cauda móvel do espermatozóide é formada por um flagelo longo, cujo axonema central deriva de um corpo basal situado exatamente atrás do núcleo. O axonema consiste em dois microtúbulos centrais simples circundados por nove pares de microtúbulos dispostos simetricamente.
Resposta:
colo do espermatozóide é a junção entre cabeça e cauda, sendo que a cabeça é a maior parte e contém o núcleo haplóide. A extremidade da cabeça é coberta pelo acrossoma - uma organela sacular em forma de capuz que possui muitas enzimas que irão lisar a corona radiata e a zona pelúcida do óvulo feminino, facilitando a penetração do espermatozóide. Por isso são imprescindíveis. A cauda do espermatozóide é dividida em 3 peças: a peça principal, a intermediária e a terminal.A cauda confere ao espermatozóide a motilidade que o leva até o local da fertilização.
Explicação: