Um equino sem raça definida macho com 7 anos de idade, foi encaminhado ao Hospital Veterinário com histórico de hematúria, disúria e perda de peso há 6 meses. Ao exame físico o equino apresentava- se apático, com frequência cardíaca de 48 batimentos por minuto, temperatura retal de 38,3ºC, mucosas hipocoradas e leve cifose. Foi observado disúria, tenesmo e vocalização ao eliminar pouco conteúdo urinário. Os membros pélvicos apresentavam assaduras na porção medial e próximas aos cascos. Na palpação retal a bexiga apresentava-se distendida e realizou-se a sondagem uretral na qual foi observado um ponto de resistência próximo à região perineal. A urina coletada apresentava-se turva, com conteúdo purulento além de coágulos sanguíneos e a análise laboratorial revelou presença de bacteriúria intensa além de cilindros granulosos e células epiteliais de descamação, classificando uma cistite grave. No exame ultrassonográfico da região perineal observou-se a presença de duas formações ovais ecogênicas (5 a 6 cm de comprimento por 3 a 4 cm de largura) formadoras de sombras acústicas posterior. O exame hematológico e enzimas bioquímicas (ureia e creatinina) estavam dentro dos limites de referência para a espécie. Qual o provável diagnóstico?
*
a=»enterólitos
b»urólitos
c»insuficiência renal aguda
d»insuficiência renal crônica
e»cistite bacteriana
Soluções para a tarefa
O diagnóstico provável para este equino é de urólitos.
Para determinar a alternativa B como correta, precisamos aprender mais sobre urólitos.
O que são Urólitos?
Esta patologia é relativamente rara em cavalos, assim como em humanos, se caracteriza por altos níveis de sais, principalmente o carbonato de cálcio e o pH alcalino.
Tais eventos levam à precipitação de solutos servindo para a consolidação das mucoproteínas, formando cristais, que obstrui as uretras, principalmente machos, que apresentam anatomicamente uretra mais comprida e de menor diâmetro.
Os animais podem apresentar sintomas que variam de gravidade conforme posicionamento, grau de obstrução, tamanho e composição dos urólitos:
- cistite
- desconforto abdominal
- cifose
- tenesmo
- disúria
- oligúria e incontinência
- perda de peso crônica
- urina de coloração anormal ou avermelhada
O diagnóstico baseia-se em:
- achados clínicos
- palpação retal
- exames hematológicos
- sumário de urinas
- ultrassonografia
- cateterização vesical
- endoscopia do sistema urinário
Aprenda mais sobre exames de urina aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25214756
#SPJ1