Informática, perguntado por leonanleo2012, 1 ano atrás

Um enorme benefício que a evolução dos microcontroladores proveu foi a grande variação de modelos disponíveis, o que ajuda muito a escolher um apropriado para cada situação, com o mínimo de recursos e memória necessários. No entanto, não é possível escolher qualquer valor para a quantidade de pinos do chip utilizado, o que faz com que em muitas aplicações existam pinos ociosos.

Analisando de uma maneira geral, quais são as recomendações oficiais (do fabricante) para a forma de tratamento dos canais digitais que não serão utilizados pela aplicação?

Escolha uma:
a.
Todos os pinos não utilizados devem ser configurados como entrada com resistor de pull-up interno. Isso serve para não “forçar” valores inutilmente nos pinos do chip, o que aumenta as chances de causar problemas por curto em prototipagens. Não devem ser alta impedância para não deixar os sinais livres e flutuantes, o que pode causar correntes parasitas e desperdício de energia.

b.
Estes canais devem ser simplesmente ignorados pelo programador, uma vez que este já vem automaticamente preparado para não ser usado. Desta forma, se este não for acessado pelo programa usuário, permanecerá inativo e não causará nenhum tipo de consequência indesejada.

c.
Devem ser configurados como saída em nível alto ou baixo (tanto faz), para que não exista sinais “flutuantes”, o que pode trazer instabilidade e falhas de comportamento do sistema.

d.
Todos devem ser configurados como entrada em alta impedância, para que não exista corrente de dreno, e com isso desperdício de energia não utilizada.

e.
Todos devem ser configurados como saída em nível zero, pois isso garante que não haverá nenhum sinal energizado inutilmente, e com isso fuga de corrente por esses pinos.

Soluções para a tarefa

Respondido por erodriguesvil
54
A resposta correta é a letra a

a. Todos os pinos não utilizados devem ser configurados como entrada com resistor de pull-up interno. Isso serve para não “forçar” valores inutilmente nos pinos do chip, o que aumenta as chances de causar problemas por curto em prototipagens. Não devem ser alta impedância para não deixar os sinais livres e flutuantes, o que pode causar correntes parasitas e desperdício de energia.

maestrobrozrtnd: Todos os pinos não utilizados devem ser configurados como entrada com resistor de pull-up interno. Isso serve para não “forçar” valores inutilmente nos pinos do chip, o que aumenta as chances de causar problemas por curto em prototipagens. Não devem ser alta impedância para não deixar os sinais livres e flutuantes, o que pode causar correntes parasitas e desperdício de energia. CORRETO
Perguntas interessantes