Um elogio é construtivo quando descreve os esforços e realizações do aluno bem como os sentimentos relacionados. O enfoque está na atitude e na postura do estudante. Estas são validadas pela expressão dos sentimentos do professor. Assim, cabe ao aluno a avaliação e o julgamento sobre si. A escola, mais especificamente representada na figura do professor, também atua na construção dos valores morais dos alunos, ao abordar principalmente os aspectos de desenvolvimento afetivo que acontecem nos níveis sensório-motor, pré-operatório e operatório-concreto.
Fonte: GOULART, I. B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 28ª edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
Dessa forma, é no período operatório concreto que a criança
Escolha uma:
a.
passará a se ligar aos objetos permanentes localizáveis e às fontes de causalidade exterior em que as pessoas se transformam.
b.
percebe que a vida escolar e o relacionamento com o outro impossibilitam ao indivíduo oportunidades de construir o lado afetivo.
c.
torna-se capaz de questionar as regras existentes em jogos e aceitar alterações desde que haja um consenso do grupo; e a partir da influência principalmente dos pais, adquire um sentimento de justiça.
d.
entende que os sucessos e fracassos em suas atividades conduzem a um autojulgamento e se registram numa escala permanente de valores.
e.
passa a ser capaz de centrar sua atenção a um objeto externo (diferenciando-se do mundo) e, afetivamente, adquire condições de amar esse objeto.
Soluções para a tarefa
"torna-se capaz de questionar as regras existentes em jogos e aceitar alterações desde que haja um consenso do grupo; e a partir da influência principalmente dos pais, adquire um sentimento de justiça. "
De acordo com a Teoria de Piaget, o período operatório-concreto é revelado como o período de desenvolvimento cognitivo maior, permitindo o questionamento de situações, assim como o senso de justiça (Alternativa C).
O período operatório-concreto (7 a 12 anos) revela-se como um dos períodos do desenvolvimento infantil, segundo a Teoria de Piaget.
Neste período, a criança passa a se tornar mais questionadora, por exigir explicações mais aprofundadas, tornando-se mais justa frente às situações do cotidiano, em alinhamento com seus sentimentos.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/35286018