Um eletricista precisa medir a resistência elétrica de uma lâmpada. Ele dispõe de uma pilha, de uma lâmpada (L), de alguns fios e de dois aparelhos: um voltímetro (V), para medir a diferença de potencial entre dois pontos, e um amperímetro (a), para medir a corrente elétrica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta na figura em anexo
Explicação:
Para medir a resistência elétrica de uma lâmpada é necessário ligá-la em série com um amperímetro para medir a corrente elétrica e ligá-la em paralelo com um voltímetro para medir a diferença de potencial. Com estes dois valores é necessário substituí-los na primeira lei de Ohm para determinar o desejado.
Primeira lei de Ohm
A primeira lei de Ohm determina que a diferença de potencial (U) pode ser calculada pelo produto entre a resistência elétrica (r) e a corrente elétrica (i).
Amperímetro
Amperímetros são equipamentos que possuem uma resistência elétrica muito baixa e são utilizados para medir a corrente elétrica. Eles devem ser ligados em série com o trecho do circuito a ser medido
Voltímetro
Voltímetros são equipamentos que possuem uma resistência elétrica muito alta e são utilizados para medir a tensão. Eles devem ser ligados em paralelo com o trecho do circuito a ser medido.
Para o eletricista determinar a resistência elétrica da lâmpada são necessários alguns passos:
- conectar um amperímetro em série com a lâmpada para medir a corrente elétrica que a atravessa;
- conectar voltímetro em paralelo com a lâmpada para medir a diferença de potencial entre os seus polos.
Com estes dois valores calculados, basta substituí-los na primeira lei de Ohm para calcular a resistência elétrica da lâmpada.
Saiba mais sobre amperímetro e voltímetro em:
https://brainly.com.br/tarefa/23127101
#SPJ2