Um elemento X apresenta número atômico igual a 24, seu número de elétrons na camada de valência é?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dois elétrons na camada de valência.
Explicação:
1s2>2s2>2p6>3s2>3p6>4s2>3d4
K(1 CAMADA)= 2 ELÉTRONS
L(2 CAMADA)= 8 ELÉTRONS
M(3 CAMADA)= 12 ELÉTRON
N(4 CAMADA)= 2 ELÉTRONS
Camada de valência=camada mais distante do núcleo
Camada de valência é a camada N , comportando DOIS ELÉTRONS.
Resposta:X pertence à família 2A (metais alcalinos terrosos). Como Y é um ametal, os
átomos X e Y combinam-se por ligação iônica gerando um composto iônico de
fórmula XY2.
Explicação: como o elemento X possui número atômico 38, podemos fazer a distribuição eletrônica desse elemento e analisar como é a distribuição dos elétrons na camada de valência, e a partir daí deduzir seu comportamento químico:
1s²,2s²,2p6,3s²,3p6,4s²,3d10,4p6,5s² o elemento possui os elétrons mais energéticos 5s². Os elementos que possuem essa configuração do seu elétron mais energético são os metais alcalino-terrosos, que possuem elétrons ns², sendo n o número quântico principal que é igual ao período da tabela periódica em que esse elemento está.
Sendo assim, o elemento X possui tendência a perder os 2 elétrons do nível 5s para ficar com os 8 elétrons (octeto) da camada anterior 4s² 4p6, adquirindo assim, a estabilidade eletrônica.
O halogênio, Y, necessita de 1 elétron adicional para completar seu octeto, então 2 elementos Y são necessários para cada um receber 1 dos 2 elétrons cedidos pelo elemento X.
Ambos se ligarão por ligação iônica, havendo transferência total dos elétrons do metal par ao halogênio, e sua fórmula será XY2.
Clique para outros verem como esta resposta é útil