Química, perguntado por ritaraujohemelpdvqb3, 8 meses atrás

um elemento tem número atômico 21,e sua distribuição eletrônica fica assim:
1s^{2} 2 s^{2} 2p^{6} 3s^{2} 3p^{6} 4s^{2} 3d^{1}
Estou com duvida pois porque a ultima camada tem que ser 4s2 se ele poderia ter parado no 3d1 com 3 elétrons e assim também teria dado certo.pois fiz aqui para responder uma questão e foi so até 3d3 quando fui ver tinha essa quarta camada,por que?

Soluções para a tarefa

Respondido por mahsilva0706
2

Oi Rita, tudo bem? Vou tentar explicar o que eu sei, escrevendo assim somente creio que seja um pouco difícil, vou colocar algumas imagens em anexo para ver se facilita. Recomento procurar um vídeo bem explicativo depois para falar sobre distribuição eletrônica. Vamos lá:

Todo átomo vai ter um núcleo com protons e neutrons e com elétrons orbitando esse núcleo, esses elétrons estão distribuídos em camadas:

K ( 1 ), L ( 2 ), M ( 3 ), N ( 4 ), O ( 5 ), P ( 6 ) e Q ( 7 ).

além dessas camadas existem os subníveis ou subcamadas:

s, p, d, e f

Essa distribuição acontece em ordem crescente de energia, nos níveis e subníveis, essa distribuição está representada no diagrama de Linus Pauling ( vou deixar imagem em anexo )

Vou utilizar o hidrogênio como exemplo: o número atômico dele é 1 ( significa que ele tem 1 proton e 1 eletron):

1s¹

Esse primeiro "1" maior, significa a camada onde o elétron está, o "s" é a subcamada onde o elétron está, e esse "1" menor é q quantidade de elétrons no subnível s.

Outro exemplo, o oxigênio, ele tem Número atômico 8 ( 8 protons e elétrons ), a distribuição dele ficaria:

1s², 2s², 2p⁴

Isso significa que na primeira camada o oxigênio tem 2 elétrons, e na segunda camada ele tem 6 elétrons, 2 elétrons do subnível s e dois do sibnível p.

Acho que até aqui você tenha compreendido, o problema está na distribuição.

A distribuição eletrônica de Pauling acontece em ordem crescente de energia, e não em sequencia de níveis. o exemplo que você deu foi o Escândio com 21 elétrons.

O subnível 4s vem antes do 3d. por isso não termida em 3d³.

Lembrando também que cada subnível suporta um número máximo de elétrons

s = 2

p = 6

d = 10

f = 14

Seguindo a distribuição eletrônica quando o subnível s do nível 4 estiver cheio, pulamos para o 3d.

Vou deixar a distribuição completa pra você:

1s2 – 2s2 – 2p6 – 3s2 – 3p6 – 4s2 – 3d10 – 4p6 – 5s2 – 4d10 – 5p6 – 6s2 – 4f14 – 5d10 – 6p6 – 7s2 – 5f14 – 6d10 – 7p6

Espero ter ajudado, bons estudos  :D

Anexos:

ritaraujohemelpdvqb3: muito obrigada por sua explicação,entendi só que tem uma coisa na terceira camada não suporta 18 elétrons?,então por que ter outra camada(pois aquele 4 do 4s2 não significa que tem 4 camadas?) se a anterior ainda tem espaço para mais elétrons. e se não for incomodar ou pedir muito teria como me explicar o que é distribuição eletrônica de Pauling em ordem crescente de energia.
mahsilva0706: Sim, na terceira camada pode haver até 18 elétrons. E sim, o 4s2 significa que tem 4 camadas. Rita, os elétrons seguem o diagrama de Pauling e a camada 4s2 acaba sendo menos energética do que a 3d10, para entender melhor você poderia estudar números quânticos para ter uma visão mais tridimensional do átomo, esse átomo que a gente vê usualmente ( em forma de sistema solar, com orbitas redondas ) não é o modelo correto.
mahsilva0706: Respondendo sua questão de ordem crescente de energia quer dizer que os elétrons mais distantes do núcleo ( da camada Q - 7 - por exemplo ) tem maior energia, então na distribuição eletrônica os elétrons da camada 1 vão ter pouca energia, enquanto da camada 4 por exemplo vão ter mais energia. elétrons de carga negativa orbitam um núcleo de carga positiva, se você fornecer energia para esse elétron ele vai cada vez mais se afastar do núcleo tentando "fugir" e indo para camadas mais externas.
ritaraujohemelpdvqb3: agora entendi melhor,muito obrigada,ajudou muitoo.
Perguntas interessantes