Um ecologista observa que a população P(t) de um espécie ameaçada de extinção está aumentando à razão de dP/dt =0,51e^−0,03t animais por ano, onde t é o número de anos após começarem a ser feitos os registros:
a) se o ano em que começaram a ser feitos os registros a população era de 500 animais, qual será a população 10 anos mais tarde?
Soluções para a tarefa
- Tema: Função exponencial (uso de EDO)
Para resolver a situação usamos os integrais indefinidos porque eles não nos fornecem o valor da constante de proporcionalidade, lembre-se que:
Como consequência, uma população cresce se mais animais nascem do que morrem e, caso contrário, a população diminui. Isso significa que se mais animais morrem e isso nos dá uma função de mortalidade, a constante de proporcionalidade é negativa e, se ocorrer o contrário, a constante de proporcionalidade é positiva.
A função exponencial é dada pela seguinte equação diferencial:
Parece que morrem mais animais do que nascem, digo isso porque o tempo é negativo, ou seja, sua população cresce lentamente. Unimos cada diferencial com sua variável;
Aplicamos as integrais indefinidas, pois não sabemos o valor da constante de proporcionalidade:
Adicionamos nossa constante de proporcionalidade positiva, já que estamos falando sobre o crescimento populacional:
Mas para saber o número de animais que haverá em 10 anos devemos calcular a constante de proporcionalidade, para isso usaremos a seguinte condição inicial:
Sabendo o valor da constante de proporcionalidade, tentaremos calcular o número de animais em 10 anos:
Concluímos que em 10 anos existem 504 animais.