Português, perguntado por yuiii56, 11 meses atrás

um dos temas da obra machadinha é a abordagem das relações humanas que aconteciam apenas pelo interesse financeiro. Machado escancarar a hipocrisia das personagens que vivem numa sociedade mascarada pelos valores morais do momento. A partir desse capítulo da obra, é possível antecipar a visão que o autor tinha sobre as pessoas e, também, das sociedade da época. A esse respeito, comente sobre

A postura de Brás Cubas
A postura de seu próprio pai
O amor - inversão do conceito romântico de amor ​

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
421

•A postura de Brás Cubas.

Brás Cubas é um gatuno, um vadio, que vive gastando exageradamente o dinheiro da família e, diferentemente do herói romântico, não é capaz de grandes gestos por causa do amor. Ele não sofre de amor como os heróis românticos.

•A postura de seu próprio pai.

O pai de Brás Cubas incentiva-o a se casar com Virgília apenas por interesse financeiro e para afastá-lo de Marcela, que era uma prostituta.

•O amor - inversão do conceito romântico de amor.​

Há uma inversão do amor romântico, pois os personagens "amam" os outros pelo o que eles têm, não pelo o que são. O interesse financeiro está acima dos interesses afetivos.

Respondido por alanasantosf
0

Sobre a obra de Machado de Assis, é possível afirmar que na visão de Brás Cubas, de seu pai e a noção de amor definida, estão intimamente ligados  a ganância e interesse pelo dinheiro.

Compreendendo a obra

Na obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis, fica evidente uma noção diferenciada do romance, que está atrelado com as possibilidades a partir do dinheiro. Essa ideia fica ainda mais clara no capítulo 17 da obra, que possui como nome "Do trapézio e outras coisas".

Desta forma pode-se observar:

  • A postura de Brás Cubas: associa a ideia de amor ao dinheiro, como é possível observar ao relatar sobre a personagem Marcela,  que o amou até seus onze contos de réis;
  • A postura de seu próprio pai: nota-se um interesse associado ao futuro do filho, que encoraja um casamento a partir do dinheiro da moça;
  • O amor - inversão do conceito romântico de amor: diferentemente do que é apresentado em outras obras, a ideia  vem associada ao dinheiro, na tentativa de visualizar o futuro, fugindo da noção do  sentimento platônico.

Leia mais sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas em: https://brainly.com.br/tarefa/50195474

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes