Um dos temas centrais da filosofia de Wittgenstein concerne ao desenvolvimento de uma forma de linguagem adequada e competente que pudesse comunicar objetivamente a nova forma de conhecer a realidade do mundo e do homem, ou seja, a ciência moderna. Influenciado pelo objetivismo cientificista que afirmava que, pelo conhecimento da ciência o homem já teria chegado ao patamar mais alto como condição de compreensão da verdade, Wittgenstein sugere a existência de um paralelismo entre o mundo dos fatos reais e as estruturas, a linguagem. Na construção da linguagem verdadeira, as sentenças teriam a forma da realidade que afiguram. Leia as afirmativas abaixo:
I - É como se o ser humano, no uso instrumental da linguagem, pela construção e encadeamento lógico das sentenças, fosse capaz de produzir uma representação real, um retrato da realidade.
II – A linguagem pode mostrar com rigor e fidelidade a verdadeira realidade. Por isso que, nesse contexto, todo problema filosófico reduz-se apenas à questão do que pode ser dito por meio de proposições lógicas, na construção da linguagem certa, objetiva.
III - A realidade retratada fielmente pela linguagem só é possível por meio da linguagem simbólica, assim, só devem existir e ser aceitas as proposições que evidenciem isso. A linguagem pode, portanto, estar além do fato constatado, porque é faz uso da imaginação criativa.
Considerando o contexto acima, sobre o posicionamento específico de Wittgenstein relacionado à linguagem, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Estão corretas II e III, apenas.
b. Estão corretas I e III, apenas.
c. Está correta II, apenas.
d. Estão corretas I e II, apenas.
e. Está correta I, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
qual seria?
Explicação:
mimidanniou4ncg:
Também queria saber
Respondido por
1
Resposta:
letra b
Explicação:
Perguntas interessantes