Um dos segredos descobertos pelos químicos, no processo de mumificação, é a desidratação dos cadáveres através da utilização de soluções salinas de alta concentração e viscosidade. a desidratação é possível e explicada pelo fenômeno da:
a)Salinização
b)neutralização
c)osmose
d)hidrólise
e)umidificação
Soluções para a tarefa
Explicação:
A adição do sal faz com que a água presente no alimento se ligue a esse composto(sal), não ficando disponível, assim, para a ação de microorganismos e enzimas que necessitam de água para a realizacão dos seus processos que depois ocasionariam o deterioramento do alimento. Esse processo de adição do sal caracteriza uma conservação por umidade e é explicada pelo fenômeno da osmose.
Na osmose, a água presente no meio menos concentrado passa para o mais concentrado sem perda de energia celular. No caso descrito, o meio menos concentrado é o interior da carne(que ficará desidratado), e o mais concentrado é a camada em que está o sal.
c) osmose
Resposta:
c) osmose
Explicação:
A osmose é uma propriedade coligativa onde acontece a passagem do solvente do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Ou seja, colocava-se solução salina bastante concentrada nos cadáveres e a água saía do corpo para a solução, havendo desidratação.