História, perguntado por cristianowilerson, 11 meses atrás

Um dos procedimentos típicos do surrealismo era a chamada escrita automática, que vem do contato com as teses psicanalíticas de Freud. Originalmente encampada pelo movimento dadaísta, a chamada “escrita automática” ou “escrita surrealista” era um procedimento que pretendia capturar a subjetividade do artista a partir do fluxo de pensamentos livres, acessando o inconsciente e emancipando-se, assim, do que eles consideravam os “entraves da razão”. Trata-se de deixar que as ideias ocorram de modo aleatório e que, a partir delas, se expresse o mundo tal como ele verdadeiramente é, no interior de cada um de nós.

Dessa forma, sobre o conceito de dadaísmo refere-se

Alternativas:

a)
a Tristan Tzara, um dos principais nomes do movimento, ficou conhecido por sua proposta de “afirmação absoluta”: contra o espontaneísmo absoluto e a favor de toda forma de autoridade estética.

b)
a palavra "dada" significa “nada”, e a proposta do movimento era de que, ao não dizer nada, poderia dizer tudo, num movimento de destruição criativa constante.

c)
em acessar a essência última da realidade adentrando-se nas profundezas de cada subjetividade individual.

d)
à rejeição sobre a visão descritiva da realidade, em nome do mitológico e do maravilhoso.

e)
a uma outra vanguarda radical que desapareceu nas primeiras décadas do século XX, substituída pelo surrealismo, futurismo e logo após, eliminada pelo cubismo.

2)
Na Itália, onde o movimento se desenvolveu com mais vigor, ele foi beneficiado pelo crescimento de movimentos nacionalistas que pregavam a “grande Itália”. É importante ter em vista que no fim da Primeira Guerra, embora o país estivesse ao lado dos vencedores e tivesse ganho vários territórios com a repartição do mapa europeu em 1919, não se pode afirmar que tenha emergido como força política decisiva no cenário do continente, como esperavam os líderes do movimento nacionalista e, com eles, muitos adeptos do futurismo.

REICH, W. Psicologia de massas do fascismo. São Paulo: Martins Fontes, 1988.


Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:


I - O crescimento industrial da guerra não se sustentou nos anos posteriores, especialmente diante das políticas protecionistas americanas.
II - Os chamados “anos vermelhos” foi o momento em que a permeação de ideais socialistas e anarquistas no operariado italiano fez emergir uma série de movimentos de descontentamento que culminaram em greves e conflitos armados.
III - O movimento fascista surgiu através da criação, por Benito Mussolini, de um movimento que era representado por um grupo nacionalista que defendia o ataque ao proletariado em favor da burguesia.
IV - A palavra “fascismo” tem sido empregada para designar um tipo de movimento autoritário da primeira metade do século XX, e tem sua origem na ideia de “aliança” reprimindo o ataque à burguesia; ao republicanismo; ao anticlericanismo e o empoeiramento do Estado.

É correto o que se afirma apenas em:

Alternativas:

a)
I e II.

b)
I e IV.

c)
I, II e III.

d)
I, III e IV.

e)
II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por cleiciplacidina
31

Resposta: 1)b,2)a,3)d,4)b

Explicação:

1) b) a palavra "dada" significa “nada”, e a proposta do movimento era de que, ao não dizer nada, poderia dizer tudo, num movimento de destruição criativa constante.

2) a) I e II.

3) d)  V – F – V – V.

  4) b)  o próprio sujeito liberal, apesar de não terem sido o único grupo perseguido pelo regime autoritário


cristianowilerson: Correto, obrigado!!!
Perguntas interessantes