História, perguntado por sebfersilva1969, 6 meses atrás

Um dos principais pensadores do período moderno é Thomas Hobbes que define o estado natural como a fase mais primitiva da vida humana. Para Hobbes tal estágio era assinalado pela desorganização, ausência de segurança e instabilidade, condição isenta de diferenças gritantes entre os homens. Acerca deste importante conceito para a obra de Thomas Hobbes, considere a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Havendo a concepção de mais fraco e mais forte, determinados sujeitos, se concebiam como superiores por natureza.

Alternativa 2:
Na análise de Hobbes os homens eram fisicamente iguais e por isso não havia a percepção de mais fraco ou mais forte.

Alternativa 3:
O homem estava em constante vulnerabilidade no estado de natureza, isso porque os direitos eram desiguais entre os indivíduos.

Alternativa 4:
Segundo Hobbes a igualdade é inerente ao estado natural, e apenas através da segurança a humanidade alcançará um desenvolvimento pleno.

Alternativa 5:
Apesar das características físicas entre os homes serem distintas, não havia diferenças substanciais, assim os mesmos partilham de uma condição de igualdade natural.


rosibarreto: O autor considera que partilham de uma condição de igualdade natural, não havendo diferenças substanciais nesse
sentido. E pag 112

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
7

A alternativa que melhor responde a questão e representa adequadamente o pensamento de Hobbes sobre a humanidade é:

Alternativa 3: O homem estava em constante vulnerabilidade no estado de natureza, isso porque os direitos eram desiguais entre os indivíduos.

Thomas Hobbes foi um intelectual inglês do século XVII, escritor da obra "O Leviatã" defendeu o estabelecimento de monarquias absolutistas levando em conta às suas análises sobre a natureza humana e os comportamentos existentes nas sociedades. Para Hobbes era necessário a existência de um governo centralizador e rígido para controlar e limitar as ações humanas decorrentes de seus desejos naturais. A ausência de um governo que pudesse impor regras colocava em risco as pessoas por viverem em um estágio social que permitiria a "lei do mais forte", ou seja, a selvageria.


nadiellygoncalve05: obrigada
canapu10: Discordo. Acredito que seja a alternativa "E". Atentai-vos para as últimas linhas da pag. 112.
canapu10: Não existiam "direitos". Era uma condição de igualdade natural.
mara5647: A alternativa E é a correta.
Respondido por renataaaalves
4

Resposta:

Alternativa 5:

Apesar das características físicas entre os homes serem distintas, não havia diferenças substanciais, assim os mesmos partilham de uma condição de igualdade natural.

Explicação: pag 112

Hobbes enfatiza que embora existam diferenças físicas entre os homens, nada impede que o homem considerado mais fraco, possa dar cabo da vida do homem mais forte, logo não considera um homem como superior ou inerente a uma natureza que o distancie do outro.

ambos partilham de uma igualdade natural, não havendo diferenças substanciais nesse sentido


brasileiroswar86: Creio que seria a alternativa 3
canapu10: Correto a alternativa "E". Atentai-vos para as últimas linhas da pag. 112.
Perguntas interessantes