Um dos principais ingredientes do refrigerante é o gás carbônico (CO2(g)) e sua ação refrescante está associada à solubilidade dos gases em líquidos. A reação a seguir representa o estado de equilíbrio químico na solução de refrigerante contida no interior de uma garrafa fechada:
LIMA, A. C. S.; AFONSO, J. C. Química do refrigerante. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, 2009 (adaptado).
O surgimento de bolhas de gás ao abrir uma garrafa de refrigerante ocorre porque há
a) agitação das moléculas de CO2(g).
b) diminuição da pressão do sistema.
c) diminuição da basicidade do sistema.
d) aumento da concentração dos reagentes.
e) aumento da solubilidade do dióxido de carbono.
Soluções para a tarefa
Olá!
Como informado no texto refrigerantes contém como ingrediente CO₂ dissolvido, porém, para que seja possível adicionar um volume considerável deste gás ao líquido é necessário que o mesmo seja submetido à alta pressão. Quanto maior o volume de CO₂ a ser adicionado, maior a pressão sobre a qual o gás deve ser submetido.
Logo, ao abrirmos a garrafa de refrigerante estamos colocando a mesma sob pressão atmosférica, sendo que anteriormente havia alta pressão dentro da garrafa (utilizada para dissolver o gás CO₂).
R: b) diminuição da pressão no sistema.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Diminuição da pressão do sistema.
Explicação:
Para resolver a questão, é necessário perceber que, ao abrimos uma garrafa de refrigerante, ocorre uma diminuição da pressão no interior da garrafa, o que leva ao deslocamento do equilíbrio no sentido de formação de gás carbônico, já que a soma dos coeficientes de compostos gasosos dos produtos é maior do que a soma dos coeficientes dos compostos gasosos dos reagentes. O aumento da temperatura também provoca uma diminuição da solubilidade do CO2 na solução do refrigerante e, então, bolhas de CO2(g) formam-se no interior do líquido, subindo à superfície.