Um dos principais hormônios produzidos e secretados por essa glândula é o Cortisol, cujos efeitos podem ser metabólicos, hemodinâmicos e imunológicos. 1) Descreva os efeitos metabólicos, hemodinâmicos e imunológicos produzidos pelo hormônio cortisol.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os efeitos Metabólicos
incluem degradação de proteína muscular, aumento na degradação de gorduras nos membros (lipólise periférica) e aumento na deposição de gordura central (lipogênese centrípeta), diminui a sensibilidade tecidual à insulina, estimula a glicogenólise e iconeogênese hepática.
Em relação a seus efeitos Hemodinâmicos
Eles mantêm a integridade vascular e a reatividade, mantêm a responsabilidade aos efeitos pressores das catecolaminas e mantêm o volume hídrico.
Efeitos sobre o Sistema imunológico
Observamos uma ação anti-inflamatória aliada a uma diminuição da atividade do sistema imune
(MOLINA, 2007).
Explicação:
Texto do Livro "Fisiologia Humana" (DR. FELIPE NATALI ALMEIDA) - Pág. 112
Explicação:
O cortisol é um hormônio produzido pela glândula adrenal (também chamada de suprarrenal), principalmente em situações de estresse. Por esse motivo, ele é popularmente conhecido como o "hormônio do estresse".
Quando liberado na corrente sanguínea, ele ajuda a reduzir inflamações, a controlar o nível glicêmico e o funcionamento do sistema imune. Ao longo do dia ele é liberado em concentrações variáveis, sendo o maior pico pela manhã. Ao longo do dia, ele vai diminuindo, junto da produção de serotonina.
Continue estudando sobre hormônios em https://brainly.com.br/tarefa/12163376