ENEM, perguntado por JuniorSouza2893, 9 meses atrás

Um dos principais aspectos que definem o Iluminismo consiste na utilização da razão como instrumento de libertação do Homem, submetido, principalmente, ao jugo dos dogmas religiosos e à tirania dos governos. Essa orientação geral pode ser percebida por meio da análise de duas frases: uma do filósofo alemão Immanuel Kant e outra que aparece em diversos compêndios do século XVIII. Esta última é comumente atribuída a Diderot e Voltaire (em virtude dos usos e adaptações que dela fizeram), mas sua autoria tem sido conferida ao padre francês Jean Meslier. "A nossa época é a época da crítica, à qual tudo tem que submeter-se. A religião, pela sua santidade, e a legislação, pela sua majestade, querem igualmente subtrair-se a ela. Mas então suscitam contra elas justificadas suspeitas e não podem aspirar ao sincero respeito, que a razão só concede a quem pode sustentar o seu livre e público exame." "Eu gostaria, e este será o último e o mais ardente de meus desejos, eu gostaria que o último dos reis fosse enforcado com as tripas do último padre." 1. Após ler as frases de Kant e Meslier, inseridas anteriormente, considerando a época e o contexto em que as frases citadas foram escritas, explique-as:

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
3

Ambos apresentam pensamentos intimamente relacionados com o ideal iluminista, indicando que na realidade, a razão compreende único e principal meio pelo qual as verdades podem ser encontradas pelo homem.

Além disso, nota-se que apesar de uma citação ser mais moderada que a outra, o grande foco do contexto apresentado, de fato, está relacionado com tal teoria. Isso pode ser identificado na leitura de Kant, que é mais moderada porque apenas realiza uma crítica à comunidade religiosa, que não quer se curvas às razões existentes.

Perguntas interessantes