UM DOS PRIMEIROS PRECURSORES DO SOCIALISMO "UTÓPICO" (SOCIALISMO, NA PRÁTICA, INSUSTENTÁVEL) FOI O REVOLUCIONÁRIO FRANCÊS FRANÇOIS - NOEL BABEUF QUE, INSPIRADO NAS IDEIAS DE JEAN- JACQUE ROUSSEAU, TENTOU EM 1796 SUBVERTER A NOVA ORDEM ECONÔMICA ("BURGESIA") POR MEIO DE UM LEVANTE POPULAR. FOI PRESO E CONDENADO A MORTE NA GUILHOTINA. E, NO SECULO XIX, QUAIS ESTÚDIOS FORTALECEREM AS IDEIAS SOCIALISTAS?
Soluções para a tarefa
O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.Os precursores dessa corrente de pensamento foram Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858), conhecidos como criadores do socialismo utópico.
Outros pensadores importantes que se enquadram no socialismo científico são os conhecidos Karl Marx e Friedrich Engels.
Apesar das idéias socialistas terem sido criadas ainda no século XIX, foram somente no século XX colocadas em vigor. O primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, a partir de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi retirado do poder e instaurado o socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial, esse regime foi introduzido em países do leste europeu, nesse mesmo momento outras nações aderiram ao socialismo em diferentes lugares do mundo, a China, Cuba, alguns países africanos e outros do sudeste asiático