Um dos objetivos das reformas era reestruturar a cidade,adequando-a aos padrões urbanos europeus.esse objetivo foi cumprido parcialmente por que? quais foram os prejuizos sociais dessas reformas? os habitantes do rio de janeiro foram igualmente contemplados? justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Brasil teve um modelo urbanístico baseado na Europa, pois, fomos colonizados por Portugueses. Não obstante, o objetivo das reformas urbanas nas grandes cidades brasileiras era "expulsar" os negros (preto + pardo IBGE), indígenas, pobres de maneira geral dos centros urbanos. Assim, poderia dar um de limpeza na cidade. Inclusive havia bairros com nomenclaturas como Higienópolis em SP, entre outros.
No Rio de Janeiro por ser uma cidade litorânea e rodeadas por mares de morros, os pobres saíram do centro e se alocaram nestas colinas, formando, o que hoje conhecemos como favelas. A reforma urbana acabou com os cortiços, pois, um dos objetivos era acabar com algumas doenças infecciosas além de afastar os pobres do centro.
A consequência disso nos dias hoje são os deslizamentos/desmoronamentos de terras, falta de saneamento básico, comunidades influenciadas pelo tráfico e pelas milícias.
Foram reformas pensadas pela elite econômica, social e política. O problema de curto prazo que era doença saiu do centro e foi para as favelas, trazendo no longo prazo os problemas que temos todos anos em épocas de chuva e o crescimento do crime organizado.
Explicação: