ENEM, perguntado por brenoroger, 1 ano atrás

Um dos modos eficiente de se planejar a comunicação na administração pública é espelhar seus programas em um leque de funções. Como por exemplo, comunicação como forma de integração interna, comunicação como forma de expressão de identidade, comunicação como base de lançamento de valores, entre outras. A qualidade com que se dá a comunicação é crucial para a existência ou não de conflitos, para o sucesso ou fracasso de uma organização. O papel do gestor neste processo é fundamental, assim, saber como utilizar a comunicação de forma clara e assertiva, mitigando, ao máximo, possíveis ruídos é fundamental para o sucesso de qualquer organização.


Disponível em:. Acesso em: 14 jun. 2018.



Com base nesta informação analise as asserções abaixo:



I. Alguns problemas podem existir ao longo de um processo comunicacional, o que pode comprometer a efetiva compreensão da mensagem. Isso pode ocorrer quando os códigos não são adequadamente escolhidos, quando há ruídos, quando o ambiente impede uma boa comunicação, enfim, barreiras à comunicação.

PORQUE

II. O ruído, se refere aos fatores que podem distorcer, deturpar ou alterar uma mensagem em qualquer uma das etapas do processo de comunicação.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
9

A proposição I é verdadeira, pois no processo comunicacional sempre há a ligação de um sujeito com outro, de modo que não mais valem somente as regras internas do funcionamento subjetivo, podendo haver uma série de imprevistos e interferências vindas de fora que alteram, no mundo efetivo, as ações que o sujeito intencionava fazer, de modo que a comunicação pode sofrer alterações e ser prejudicada por conta destas questões.


A proposição II também é verdadeira, pois o ruído nada mais é que um elemento alienígena ao processo de comunicação que altera o sentido da mensagem, de modo que ocorre uma distorção da intenção comunicativa e a mensagem ou é transmitida de modo impróprio ou há uma falha interpretativa do interlocutor que compreende de modo diferente daquilo que o emissor da mensagem previa.


A proposição II justifica e complementa a proposição I na medida em que explicita o que é um ruído.


É correta a alternativa 1.

Respondido por edsonvalmor49
1

Resposta:PAGINA 165 E 166 DO LIVRO

Explicação:

Perguntas interessantes