Um dos modelos utilizados como exemplo de Planejamento estratégico nos estudos da Disciplina apresenta as 4 fases defendidas pelo autor Oliveira (2015). Na Fase 3 – Instrumentos Prescritivos e Quantitativos – está correto o que se afirma em: I. Estabelecimento da missão da Empresa; II. Estruturação e debate de cenários; III. Estabelecimento de objetivos, desafios e metas; IV. Estabelecimento de estratégias e políticas; V. Estabelecimento dos projetos e planos de ação.
Assinale a alternativa que traz o maior número de sentenças CORRETAS em relação à Fase 3 – Instrumentos Prescritivos e Quantitativos:
Soluções para a tarefa
Resposta:
III, IV e V
Explicação:
Fase III- Instrumentos Prescritivos e Quantitativos: nesta fase a análise fundamental é de “como chegar na situação que se deseja”. Portanto, pode-se dividir esta fase em dois
instrumentos conexos:
1. Instrumentos prescritivos: apresentam a explicitação do que deve ser feito pela empresa para que se direcione a obtenção dos propósitos constituídos dentro de sua missão, conforme sua postura estratégica, que são: estabelecimento de objetivos, desafios e metas; estabelecimento de estratégias e políticas funcionais (estas determinam os níveis de delegação, os quais são estabelecidos por áreas funcionais, formando a base de sustentação para o planejamento estratégico, ainda que sejam parâmetros de orientação para a tomada de decisões pela empresa como um todo); e estabelecimento de projetos e planos de ação.
2. Instrumentos quantitativos: incidem nas projeções econômico-financeiras do planejamento orçamentário, que devem estar devidamente associadas à estrutura organizacional da empresa. Estes instrumentos são necessários ao desenvolvimento dos planos de ação, projetos e atividades previstas, tornando-se essencialmente importante, devido à interligação que ocorre entre o planejamento estratégico e o operacional.