Um dos modelos teóricos sobre a liderança é a teoria dos estilos. Sobre essa teoria, NÃO podemos afirmar que ela apresenta em seu escopo:
a) o estilo de liderança que depende da maturidade da equipe.
b) a descrição de estilos de comportamento.
c) a afirmação de que a liderança pode ser aprendida.
d) a demonstração dos estilos clássicos de liderança.
e) a apresentação de um modelo Bidimensional e Grid Gerencial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) o estilo de liderança que depende da maturidade da equipe.
Explicação:
A teoria que se preocupa com a maturidade da equipe é a teoria situacional.
Resposta:
O desempenho eficaz do grupo depende da combinação do estilo do líder com a situação organizacional mais favorável ao sucesso.
Explicação:
O primeiro modelo contingencial surgiu com Fiedler (1967), o qual busca determinar em que situações os líderes deveriam usar os estilos motivados pela tarefa e motivados pelo relacionamento. Para tanto, o autor propõe aferições tanto do estilo de liderança (a relação do líder com seus subordinados) quanto da situação, a qual confere ao líder controle e influência. Essa teoria avalia a personalidade do líder através da escolha do colaborador menos preferido: LPC (Least Prefered Coworker).
Assim, o modo pelo qual o líder descreve o seu colaborador menos preferido aufere a medida que identifica o seu estilo de liderança. As medidas são feitas em uma escala de dezoito adjetivos opostos, como ¿agradável x desagradável¿, ¿eficiente x ineficiente¿.