um dos métodos mais comuns de produzir a vacina qual é?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vírus enfraquecido
Esse método de vacina é mais tradicional: consiste no uso do próprio vírus enfraquecido ou inativado. A chinesa Sinovac já demonstrou que o método é capaz de imunizar macacos contra a doença.
A ideia é simples: colocar o vírus, já enfraquecido previamente com calor ou radiação, dentro do organismo, deixando-o produzir a resposta imunológica como se estivesse enfrentando o vírus real. Como o vírus foi previamente danificado, a pessoa não deve desenvolver a doença quando injetado em seu organismo.
A vacina contra o Influenza — vírus causador da gripe —, por exemplo, tem como base o ovo.
Os vírus Influenza (H1N1 e H3N2) são produzidos e mantidos a 7° C, dentro de um galão, para depois ser injetado em um ovo embrionado, ou seja, fecundado. O processo é repetido três vezes em cada ovo e, dentro de 72 horas, o vírus se multiplica. Depois, eles passam
por uma máquina para a retirada do líquido, que é filtrado e purificado para, em seguida, receber o vírus fragmentado e ser colocado nos frascos no tamanho ideal da dose da vacina, que é, em média, meio mililitro (0,5 ml).
Febre amarela
O processo de produção das vacinas contra gripe e febre amarela são parecidos. A segunda
também é feita com ovo, mas o procedimento é mais longo e a vacina é atenuada, ou seja, o vírus dela encontra-se ativo. No entanto, não tem a capacidade de causar a doença.
Vacina da catapora
A vacina é feita com o vírus Varicela-Zoster vivo e atenuado, ou seja: ele é enfraquecido por processos químicos ou pelas altas temperaturas, por exemplo. E daí, ao entrar em contato com o corpo, ele desperta a produção imune sem causar o desenvolvimento da doença.
Explicação:
O processo de produção de uma vacina é complexo e passa por diversas etapas, que podem durar meses. As pesquisas, por sua vez, levam mais de 10 anos para serem concluídas. Cada vacina tem um método diferente de criação, tudo vai depender da tecnologia necessária.