Um dos maiores problemas nos estudos históricos no Brasil acerca da escravidão é seu relativo desconhecimento da história e da cultura africanas. Aí, a história do Congo tem muitas lições a dar, quer para os interessados no estudo da África, quer para os estudiosos da escravidão e da cultura negra na diáspora colonial. Afinal, a região do Congo-Angola foi daquelas que mais forneceram africanos para o Brasil, especialmente para o Sudeste, posição assumida no século XVII e consolidada na virada do século XVIII para o XIX..
a) O que foi a diáspora colonial citada no texto acima?
b) Identifique duas influências africanas no Brasil atual.
c) Nomeie e explique, no Brasil atual, uma decorrência da prática da escravidão negra.
Soluções para a tarefa
b) Entre diversas influências da África negra no Brasil atual, destacam-se as de caráter religioso — particularmente a prática do candomblé — e a culinária, com muitas comidas originárias da África sub-saariana.
c) A mais evidente decorrência da escravidão africana é a desvalorização da população negra e mestiça. Realizada de maneira sutil e não oficial — e por isso mesmo difícil de ser combatida — tal desvalorização fez com que os descendentes dos escravos negros fossem relegados a segundo plano, em termos econômicos, sociais, políticos e culturais.
Boa sorte ★
a) A diáspora colonial citada no texto refere-se à imigração forçada de africanos que ocorreu entre o início da Idade Moderna e o final do século XVIII.
b) São influências africanas na cultura atual práticas culinárias em comidas como a feijoada e na música através do samba.
c) Uma decorrência da prática da escravidão negra no Brasil são os elevados índices de discriminação racial e social dos descendentes de africanos no país.
Geralmente é possível observar entre esta população, a menor presença em cargos de chefia ou em cargos de instituição pública.
A diáspora africana para o Brasil
Diáspora é o deslocamento forçado de uma determinada população para uma outra localidade no mundo. Os africanos foram trazidos para o Brasil a partir da segunda metade do século XVI para o trabalho compulsório nas lavouras de cana-de-açúcar, trabalhos domésticos e minas de ouro.
Estima-se que cerca de cinco milhões de africanos tenham vindo para o Brasil durante o período em que existiu o tráfico transatlântico. A escravização do povo africano, só teve fim no Brasil no ano de 1888 com a assinatura da Lei Áurea.
A vinda compulsória dos africanos para o Brasil trouxe a influência para a cultura brasileira através da culinária, religião e da prática de esportes, presentes no Brasil até os dias atuais.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a história da cultura africana em: https://brainly.com.br/tarefa/39309253