Um dos maiores desafios enfrentados pelos usuários de SIG está na aquisição de dados detalhados que contenham informações de localização e de atributos relacionados com o ambiente construído. Os dados espaciais podem ser adquiridos usando métodos de coleta de dados primários ou secundários.
Fonte: THORNTON, L. E.; PEARCE, J. R.; KAVANAGH, A. M. Using Geographic Information Systems (GIS) to assess the role of the built environment in influencing obesity: a glossary. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 2011, 8.1: 71.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Os dados primários são frequentemente coletados com base em pesquisas que relatam sobre as características de interesse ou através de observações diretas
II. Os dados primários podem ser obtidos por meio de ferramentas como Sistemas de Posicionamento Global (GPS) e sensoriamento remoto.
III. Os dados espaciais secundários incluem dados administrativos (por exemplo, de um censo), dados comerciais (por exemplo, de empresas de pesquisa de mercado), etc.
Uma das principais desvantagens das fontes de dados primários é que muitas vezes não são projetadas para os fins para os quais estão sendo usadas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
todas as questões estão certas
Explicação:
Resposta:5)
Existem diversas categorias de análises espaciais amplamente empregadas em geoprocessamento. A maioria destas ferramentas pode ser encontrada nos softwares de geoprocessamento e são comumente utilizadas em análise e modelagem ambiental. Uma das funções fundamentais disponíveis em um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para realização de análises espaciais, permite que sejam gerados mapas complexos a partir da integração de um conjunto de dados espaciais.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a operação de SIG descrita anteriormente.
Alternativas:
a)
Álgebra de mapas
Alternativa assinalada
b)
Consulta espacial
c)
Medição de proximidade
d)
Reclassificação
e)
Medição geométrica
Explicação: