História, perguntado por laerciorodao, 1 ano atrás

“Um dos maiores desafios a ser enfrentado pela sociedade nos dias de hoje é a (re) significação do lugar do OUTRO no complexo cenário da vida em sociedade. Categorias sociais até então reconhecidas e tratadas como desviantes já há algum tempo ocupam espaço na mídia, na escola, no mercado de trabalho e em muitos outros setores da atividade humana. São os casos, por exemplo, dos deficientes, dos homossexuais, dos índios, das crianças, das mulheres e dos negros, condições existenciais historicamente discriminadas e marginalizadas”. (MARQUES, Luciana Pacheco; MARQUES, Carlos Alberto (org.). (Re) significando o outro. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2008).

Para dar continuidade ao texto de forma coesa e coerente, indique a alternativa cujo parágrafo dá sequência correta.

I - O mundo atual passa por um dos mais intensos e complexos movimentos de mudança já vividos em toda a história da humanidade. Inovações tecnológicas, encurtamento de distâncias, produção e difusão do conhecimento numa velocidade jamais experimentada, são alguns elementos que nos permitem afirmar que o mundo não é mais o mesmo e que muita coisa por certo ainda está por acontecer.

II - Muitas pessoas estão maravilhadas com tais mudanças; outras tantas demonstram insegurança e medo. Talvez a questão central de toda esta reordenação mundial seja o lugar que o ser humano ocupará neste emaranhado de dúvidas e esperanças. A sensação que temos é que a vida está cada vez mais à mercê do efêmero e do imprevisível.

III - (Re) significar o “outro excluído” é, pois, um exercício que não pode e não deve isentar ninguém. Como nos ensinou Paulo Freire, a libertação dos “oprimidos” implica necessariamente na libertação também dos “opressores”; ou seja, o que importa, na verdade, é a ruptura e a superação das velhas práticas da opressão. Não se trata, definitivamente, da simples inversão de posições, uma vez que o que está em jogo não é a disputa de poder, mas uma nova forma de conceber a vida.

IV - O descortinamento do processo de transição entre o pensamento moderno e o pensamento atual constitui condição básica para uma melhor compreensão de tudo isto que está acontecendo e que vem, como já foi dito, redefinindo os rumos da própria humanidade.

V - Como toda transição, a convivência do velho com o novo, ao mesmo tempo em que exige mudanças, gera insegurança naqueles que se veem diante da necessidade de substituir o aparentemente conhecido e o seguro pelo desconhecido.

Está correta a afirmativa:

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
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A alternativa cujo parágrafo dá sequência correta ao texto é:

III - (Re) significar o “outro excluído” é, pois, um exercício que não pode e não deve isentar ninguém. Como nos ensinou Paulo Freire, a libertação dos “oprimidos” implica necessariamente na libertação também dos “opressores”; ou seja, o que importa, na verdade, é a ruptura e a superação das velhas práticas da opressão. Não se trata, definitivamente, da simples inversão de posições, uma vez que o que está em jogo não é a disputa de poder, mas uma nova forma de conceber a vida.

Cada vez mais se torna necessário  estudar os direitos humanos, sua normatização e  proteção, tomando a alteridade como instrumento  de análise.

O reducionismo a qualquer realidade,  seja cultural, étnica, racial, religiosa,  expões o etnocentrismo e a uma visão limitada da  diversidade culturas e da realidade.

A compreensão  do outro leva ao (re)conhecimento de que somos uma cultura possível entre tantas outras, evitando  a arrogância racial, econômica e política.

Bons estudos!

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