Um dos instrumentos utilizados pelo psicopedagogo é a anamnese, que em caso de crianças e adolescentes, realizamos com os pais/responsáveis, a fim de investigar aspectos pré, peri e pós-natais do sujeito em atendimento, que possam ter influências no seu processo de aprendizagem. CORDEIRO, S. M. N. Neuropsicopedagogia e aplicação prática no processo diagnóstico. Maringá: Unicesumar, 2020. Adaptado. Sabendo disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I – A anamnese conta muito com as informações passadas pelo cuidador do sujeito ou pelo próprio sujeito em relação ao seu nascimento, por exemplo, em casos do atendimento ser com adultos. PORQUE II – No caso do sujeito ser criado apenas com a presença de tios, avós ou outros membros, faz-se a entrevista com esses sujeitos, que participam da educação e que, na medida do possível, acompanharam a gestação. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: A asserção I é verdadeira e a II é falsa. Alternativa 2: A asserção II é verdadeira e a I é falsa. Alternativa 3: As asserções I e II são proposições falsas. Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
Resposta: alternativa 3
Explicação: pagina 28 a 29
Resposta: Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação: (...) a segunda etapa das investigações psicopedagógicas, que contará com a anamnese realizada com a presença do pai e da mãe do menor com dificuldades de aprendizagem. No caso de o sujeito ser criado, apenas, com a presença de tios, avós ou outros membros, faz-se a entrevista com esses sujeitos, que participam da educação e que, na medida do possível, acompanharam a gestação (CENGAGE, 2016b). Isso é necessário visto que a anamnese é uma entrevista que busca coletar o máximo de informações dos períodos pré, peri e pós-natal do sujeito. (...) Página 140, 141... do livro da disciplina.